Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da atividade do CHY-1, um novo análogo da miltefosina, como potencial inibidor da enzima CTP: fosfoetanolamina-citidilil-transferase, sobre o carcinoma de pulmão de não-pequenas células.

Texto completo
Autor(es):
Sarah Fernandes Teixeira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Emer Suavinho Ferro; Roger Chammas; Débora Levy; Leticia Veras Costa Lotufo
Orientador: Emer Suavinho Ferro; Adilson Kleber Ferreira
Resumo

O câncer de pulmão é um dos mais incidentes e letais, e, assim, a busca de novos fármacos é necessária. Atualmente o desenvolvimento de fármacos conta com abordagens computacionais que otimizam este processo. Dado que a fosfatidiletanolamina desempenha importantes papeis fisiológicos e uma das enzimas envolvidas na sua síntese, a CTP:fosfoetanolamina-citidilil-transferase (Pcyt2) é frequentemente superexpressa em células de câncer de pulmão, no presente trabalho, foram avaliados o potencial terapêutico de CHY-1, um análogo da miltefosina desenvolvido como inibidor da enzima Pcyt2, e os mecanismos inerentes à sua atividade antitumoral. O CHY-1 apresentou citotoxicidade superior ao seu protótipo e a outro inibidor da enzima Pcyt2, a meclizina. Além disso, as células malignas foram mais sensíveis ao CHY-1 do que as células não-tumorigênicas. Em conclusão, o presente trabalho evidencia o potencial do CHY-1 como um inibidor da enzima Pcyt2 e candidato a fármaco com atividade preferencial para câncer de pulmão. (AU)

Processo FAPESP: 14/24455-0 - Avaliação da atividade do CHY-1, um novo análogo da miltefosina, como potencial inibidor da enzima CTP: fosfoetanolamina citidililtransferase, sobre o carcinoma de pulmão de não-pequenas células
Beneficiário:Sarah Fernandes Teixeira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado