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Stravinsky e a música popular americana: Processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical

Texto completo
Autor(es):
Alexy Gaione Viegas de Araujo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Adriana Lopes da Cunha Moreira; Rogério Luiz Moraes Costa; Monica Isabel Lucas; Marcos Fernandes Pupo Nogueira; Maria Lucia Senna Machado Pascoal
Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira
Resumo

Em observação à existência de obras de Stravinsky influenciadas pela música popular americana (incluindo Ragtime for Eleven Instruments, Preludium for Jazz Ensemble, Tango e Ebony Concerto) esta tese investiga processos identitários através dos quais o compositor fora possivelmente interpelado pela ideia do popular enquanto ponto de partida para situacionais possibilidades estéticas modernistas. Explora também tópicos da teoria hipertextual conforme proposta por Genette (1982), a fim de examinar a presença de transposições hipertextuais em empréstimos de ragtime realizados por Stravinsky. Por fim, realiza revisão de aspectos pertinentes a correntes teóricas no âmbito da relação entre alturas (SCHENKER, 1906, 1910, 1922, 1935; LERDAHL, 2001; STRAUS, 2014), de textura, densidade e movimento musical (BERRY, 1987), da repetição (FERRAZ, 1998) e da sucessão ordenada (HORLACHER, 2011); e da potencialidade projetiva (HASTY, 1997), com o propósito de apurar traços da articulação destas questões em processos composicionais de Stravinsky, com ênfase nas obras acima referidas. Os resultados obtidos por este trabalho apontam que os empréstimos de \"popular\" articulados por transposições hipertextuais atuam enquanto ponto de partida para criação de obras inéditas, as quais são estruturadas através de múltiplos centros de altura principal, níveis de prolongamento, blocos simultâneos e paralelismos. (AU)

Processo FAPESP: 13/12869-1 - A presença dos gêneros musicais ragtime, jazz e tango em processos composicionais de Igor Stravinsky
Beneficiário:Alexy Gaione Viegas de Araújo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado