Busca avançada
Ano de início
Entree


Sinalização via receptor N-Metil-D-Aspartato e modulação da Na+, K+-ATPase em camundongos hipomórficos para klotho: efeitos em hipocampo e cerebelo.

Texto completo
Autor(es):
Marina Minto Cararo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Elisa Mitiko Kawamoto Iwashe; Regina Pekelmann Markus; Tatiana Rosado Rosenstock
Orientador: Elisa Mitiko Kawamoto Iwashe
Resumo

Alterações no receptor N-metil-D-aspartato(NMDAR) marcam o envelhecimento. Um dos efeitos desta via é a ativação da óxido nítrico sintase (NOS) e a produção GMP cíclico (GMPc), promovendo modulação da Na+,K+-ATPase. A proteína αKlotho tem função anti-envelhecimento, e os animais hipomórficos para klotho (kl-/-) são caracterizados por danos periféricos e no Sistema Nervoso Central (SNC). O objetivo deste trabalho é verificar possíveis alterações na via NMDAR-NOS-GMPc e na Na+,K+-ATPase no SNC de camundongos kl-/-. Os dados obtidos apontam para um aumento da fosforilação do NMDAR , atividade da NOS, e redução de GMPc em hipocampo. Em cerebelo ocorre uma redução na fosforilação do NMDAR, atividade da NOS, sem alterações nos níveis de GMPc. Diferenças na expressão das subunidades GluN2 do NMDAR ocorrem em ambas estruturas. Também, observamos uma redução na atividade da α2/α3-Na+,K+-ATPase em cerebelo, e alterações na expressão de α2 e α3 em hipocampo e de α2 em cerebelo. Os dados reforçam a participação destas vias nas alterações em SNC dos animais kl-/-. (AU)

Processo FAPESP: 14/14199-6 - Modulação da enzima Na, K-ATPase pela via do óxido nítrico e GMP cíclico no sistema nervoso central de camundongos nocaute para a proteína Klotho
Beneficiário:Marina Minto Cararo
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado