Busca avançada
Ano de início
Entree


Reações de Heck intermoleculares com olefinas não-ativadas. Processos direcionados pelo substrato e formação enantiosseletiva de centros terciários e quaternários na presença de ligantes nitrogenados

Autor(es):
Caio Costa Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Carlos Bender Burtoloso; Cristiano Raminelli; Ronaldo Aloise Pilli; Igor Dias Jurberg
Orientador: Carlos Roque Duarte Correia
Resumo

Olefinas não-ativadas são substratos reconhecidamente desafiadores para a reação de Heck devido aos relatos de isomerização dos produtos e material de partida pelos complexos de Pd(II). Contudo, devido ao seu potencial sintético, novas metodologias eficientes para contornar este problema são altamente desejáveis. Neste cenário, serão apresentados nesta Tese de Doutorado os esforços sintéticos para aplicar a reação de Heck-Matsuda como uma alternativa eficiente e confiável para a arilação régio e estereosseletiva de olefinas não-ativadas cíclicas e acíclicas. A primeira parte dos resultados consiste na arilação de malonatos alilados e suas aplicações sintéticas. Neste processo denominado "reação de Heck-Matsuda direcionada pelo substrato" a régio-, quimio- e estereosseletividade observada foi atribuída à quelação das espécies de Pd (II) pelas carbonilas presentes no material de partida. Posteriormente, uma estratégia similar foi desenvolvida para arilação de ciclopentenos substituídos em elevados níveis de diferenciação facial. Esta metodologia foi aplicada na síntese em 5 etapas do imunossupressor VPC01091, Posteriormente, são apresentados os esforços realizados para a dessimetrização de olefinas cíclicas que resultaram no desenvolvimento da primeira metodologia enantiosseletiva para a reação de Heck-Matsuda. Por fim, o aperfeiçoamento do método, bem como, a síntese de novos ligantes quirais permitiram extrapolar a metodologia para olefinas acíclicas com excelentes níveis de enantiosseleção para a formação de centros estereogênicos terciários e quaternários. O potencial sintético desta transformação foi demonstrado para a síntese do bloqueador de canal de cálcio (R)-verapamil. (AU)

Processo FAPESP: 11/01162-9 - Estudo Metodológio e Mecanístico das Reações de Heck-Matsuda Orientadas pelo Substrato e Aplicações Sintéticas.
Beneficiário:Caio Costa Oliveira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado