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Parâmetros da arquitetura escolar e o jogo de cartas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do programa arquitetônico

Texto completo
Autor(es):
Marcella Savioli Deliberador
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski; Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali; Gisele Arteiro Nielsen Azevedo; Daniel de Carvalho Moreira; Francisco Borges Filho
Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Resumo

Educação é um direito fundamental e sua qualidade depende de diversos fatores como a qualificação técnica da equipe, a participação da comunidade, os recursos disponíveis, assim como as condições espaciais do ambiente escolar, entre outros. O edifício escolar é um elemento ativo na melhoria da qualidade da educação. Nesse sentido, muitos são os profissionais que devem estar envolvidos na sua realização (planejamento, projeto, execução e manutenção), sendo que aos arquitetos cabe a tarefa de planejar e intervir nas instalações físicas, melhorando a qualidade dos ambientes escolares. Essa pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre o processo de projeto de escolas públicas do Estado de São Paulo, Brasil, focada na etapa de programação arquitetônica. O desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a essa etapa visa incentivar reflexões aprofundadas sobre a qualidade do projeto escolar e do seu processo de projeto. Tal ferramenta foi desenvolvida no formato de um jogo de cartas: o Baralho da Escola - Desembaralhando a Arquitetura Escolar. Esse jogo está baseado em parâmetros de projetos reunidos a partir da literatura sobre arquitetura escolar e adaptados para a realidade brasileira, por meio da comparação com os requisitos de projeto da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). A literatura também indica a importância dos processos participativos, desde que desenvolvidos com ferramentas que estruturem as decisões. O jogo foi desenvolvido à semelhança de um baralho e possui 15 naipes, cada um representando uma temática importante à arquitetura escolar, a saber: Aspectos Pedagógicos, Modalidades de Ensino, Inserção Urbana, Público Alvo, Espaços de Ensino, Pátio Escolar, Ambientes Especiais, Ambientes de Apoio, Espaços de Serviços dos Alunos, Áreas Sociais, Conforto Ambiental, Espaços de Circulação, Psicologia Ambiental, Conceitos e Aspectos Comportamentais Típicos do Ambiente Escolar. Cada naipe é composto por 04 cartas, cada uma representando um parâmetro de projeto importante para a temática. Vários testes foram realizados, tanto com profissionais envolvidos com a arquitetura escolar, como com grupos de alunos de arquitetura. Também se realizou um workshop, simulando um processo de projeto participativo. A hipótese da pesquisa de que a introdução de um método participativo de programação arquitetônica, no formato de um jogo baseado nos parâmetros essenciais da arquitetura escolar de qualidade, garantiria discussões estruturadas, focadas e eficientes foi comprovada. O jogo de cartas aqui desenvolvido, juntamente com seus tabuleiros e manuais, por ser um novo método de programar, pode ser replicado para outras situações de projetos escolares, sempre com um olhar atento para as necessárias adaptações à realidade na qual se trabalha. A aplicação do jogo também provocou uma reflexão sobre a falta de indicadores mais precisos, capazes de criar diretrizes de projeto. Para os estudos futuros, sugere-se o aprofundamento das diretrizes projetuais levantadas na fase de programação, buscando identificar quais são os requisitos técnicos capazes de expressar com maior precisão os conceitos desejados e o estudo da viabilidade para a criação de uma versão digital, o que não significa extinguir as reuniões presenciais (AU)

Processo FAPESP: 13/00993-0 - Parâmetros da arquitetura escolar como ferramenta de apoio ao processo de projeto
Beneficiário:Marcella Savioli Deliberador
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado