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Abordagem de nutrição no curso de graduação de medicos residentes de cirurgia: subsidios para o ensino

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Autor(es):
Fernanda Pardo de Toledo Piza Soares
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cristina Faber Boog; Denise Giacomo da Motta; Debora Isane Ratner Kirschbaum
Orientador: Maria Cristina Faber Boog
Resumo

A inserção do ensino de nutrição nos cursos de medicina tem sido discutida há cerca de trinta anos, sem contudo se chegar a um consenso que efetive esse propósito. O presente estudo teve por objetivo contribuir para essa discussão com a apresentação de uma proposta pedagógica fonnulada a partir de uma pesquisa com médicos residentes de cirurgia da Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, coletou-se dados referentes ao ensino de nutrição na graduação, junto a 55 residentes procedentes de várias faculdades, chegando-se a uma análise descritiva. Na segunda etapa, foram selecionados 15 residentes para ser entrevistados. O método empregado nesta fase foi análise de conteúdo. Na primeira etapa verificou-se que 87,3% dos residentes adquiriram algum conhecimento de nutrição na graduação, porém 79,2% consideraram-no insuficiente. Na segunda etapa foram constituídas três categorias de análise: avaliação qualitativa do ensino recebido na graduação, desempenho na prática clínica relativa à abordagem de problemas nutricionais e alimentação no cotidiano pessoal. Concluiu-se que o ensino foi deficiente e, por isso, insatisfatório, existindo uma lacuna entre a teoria e a prática. As propostas pedagógicas apontam para a necessidade de uma abordagem problematizadora confonne a concepção de Paulo Freire e os paradigmas da complexidade de Edgar Morin. O ensino deve integrar a visão técnica à abordagem sociológica que pennite a discussão contextualizada e o desenvolvimento da interdisciplinaridade (AU)

Processo FAPESP: 00/03249-0 - Abordagem de nutrição no curso de graduação de médicos residentes de cirurgia: subsídios para ensino do processo de cuidado nutricional
Beneficiário:Fernanda Pardo de Toledo Piza Soares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado