Busca avançada
Ano de início
Entree


Um estudo exploratorio sobre os componentes das habilidades matematicas presentes no pensamento em geometria

Texto completo
Autor(es):
Viviane Rezi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcia Regina Ferreira de Brito
Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
Resumo

O presente estudo teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensão sobre alguns componentes da habilidade matemática intrínsecos às atividades que envolviam conceitos geométricos, através da abordagem de solução de problemas, procurando investigar quais as relações existentes entre o nível de desenvolvimento do pensamento em geometria, e componentes das habilidades matemáticas, como a percepção geométrica e a habilidade para conceitos espaciais. Para isso, foram sujeitos da pesquisa 201 alunos concluintes do ensino médio de duas escolas, uma pública e outra particular, submetidos a cinco instrumentos do tipo lápis e papel, durante o período de aula. Foi identificada uma relação linear significativa entre esses constructos, sendo que quanto maior o nível de desenvolvimento em Geometria do sujeito, melhor era o seu desempenho em provas que avaliavam a percepção geométrica, as habilidades para trabalhar com conceitos espaciais e o raciocínio espacial. Os dados foram analisados também através de análise fatorial, sendo que as provas se agruparam em três fatores de avaliação: problemas com enunciado verbal, problemas que requerem processamento visual e problemas que requerem representação e manipulação mental de objetos (AU)

Processo FAPESP: 99/00424-6 - Um estudo sobre as relações entre os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e o conceito de percepção geométrica da teoria das habilidades matemáticas de Krutetskii
Beneficiário:Viviane Rezi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado