Busca avançada
Ano de início
Entree


A-teams para um problema de transporte de derivados de petroleo

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Camponogara
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Pedro Sergio de Souza; Ricardo Dahab; Ismael Regis de Faria Junior
Orientador: Pedro Sergio de Souza
Resumo

A presente dissertação trata do Problema de Transporte de Derivados de Petróleo (PTDP) da Petrobrás (Companhia Brasileira de Petróleo). A empresa dispõe de um conjunto de refinarias e terminais no Estado de São Paulo, responsáveis pela produção e distribuição dos derivados de petróleo aos mercados consumidores. As bases (refinarias e terminais) não são auto-suficientes no suprimento de seus mercados locais, exigindo o transporte de derivados de uma base para outra através de dutos. Dados uma rede de transporte, uma configuração inicial e uma expectativa de produção e consumo, o problema é encontrar os fluxos de produtos nos dutos que atendam aos mercados e satisfaçam as restrições tecnológicas e temporais. Inicialmente é formalizado o Problema de Transporte de Derivados de Petróleo, envolvendo a especificação dos dados, da solução e da função objetivo. As dificuldades de incorporação de todas as restrições e de aquisição de dados levaram à. adoção de um problema mais simples, denominado Problema de Transporte de Derivados de Petróleo Simplificado (PTDPS), muito semelhante ao original. m modelo em Programação Matemática é proposto para o PTDPS. Esse modelo foi derivado do Modelo de Fluxo em Rede com Multiperíodos, cujos dutos foram subdivididos em segmentos e identificados por vértices em função de suas significativas capacidades. Variáveis binárias foram associadas aos vértices dos segmentos a fim de limitar o armazenamento a um único produto e expressar as restrições de compatibilidade de produtos em segmentos adjacentes. A característica linear do modelo levou à. aplicação da ferramenta de otimização CPLEX 3.0 na intenção de resolver o modelo de uma instância real do PTDPS. dificuldade em obter soluções para o modelo motivou o desenvolvimento de uma abordagem heurística. Com esse objetivo, foi proposta uma abordagem de decomposição do PTDPS em três subproblemas: a geração das operações de transporte (jobs)j a escolha da rota entre a base produtora e a consumidora de cada jobj e a programação das operações (escalonamento). Esses componentes foram integrados em um Time Assíncrono (A-Team), que pode ser visto como uma organização de software descentralizada para cooperação de algoritmos. Um A- Team foi implementado e os resultados obtidos mostraram a sua adequabilidade à. resolução do PTDPS. (AU)

Processo FAPESP: 94/04179-2 - Times assíncronos para problemas de escalonamento dinâmico
Beneficiário:Eduardo Camponogara
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado