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A autorregulação da aprendizagem de alunos em curso de formação de professores: um programa de intervenção

Texto completo
Autor(es):
Danielle Ribeiro Ganda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Evely Boruchovitch; José Aloyseo Bzuneck; Lucila Diehl Tolaine Fini; Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Mara Lazzaretti Bittencourt
Orientador: Evely Boruchovitch
Resumo

A autorregulação é o processo pelo qual o indivíduo monitora, controla e reflete sobre a própria aprendizagem. Alunos autorregulados possuem características motivacionais, metacognitivas e comportamentais que potencializam o seu aprendizado. Tendo em vista a importância da aprendizagem autorregulada nos dias atuais, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de uma disciplina inovadora sobre autorregulação da aprendizagem desenvolvida no formato programa de intervenção (abordagem autorreflexiva) e no formato tradicional (abordagem expositiva teórica) destinado a promoção da autorregulação de alunos de curso de formação de professores. A amostra foi composta por 109 alunos, de quatro turmas, dos períodos integral e noturno, ingressantes do curso de Pedagogia, de uma universidade pública brasileira nos anos de 2013 e 2014. A pesquisa seguiu um delineamento quase experimental com as etapas de pré-teste, intervenção, pós-teste e pós-teste postergado. As turmas foram escolhidas aleatoriamente, uma como o grupo experimental tipo I e a outra grupo experimental tipo II, que participaram, respectivamente, do programa de intervenção e da disciplina teórica, incluindo todas as etapas da pesquisa; e as outras duas como grupos controle, que participaram apenas do pré-teste e do pós-teste. Na coleta de dados do pré-teste e do pós-teste, os estudantes responderam escalas de autorrelato tipo Likert e questionários abertos, relacionados às seguintes variáveis da autorregulação: estratégias de aprendizagem, atribuição de causalidade, autoeficácia e estratégias autoprejudiciais. A disciplina no formato de intervenção ocorreu num período de quatro meses e incluiu 06 encontros quinzenais de 2 horas cada. A intervenção envolveu a realização de aulas expositivas, tarefas teóricas, atividades autorreflexivas e a escrita de um Diário de Aprendizagem, todos desenvolvidos para auxiliar o universitário em uma dupla perspectiva: como aluno e como futuro professor. A disciplina no formato tradicional teórico ocorreu no mesmo período e incluiu apenas aulas expositivas e tarefas teóricas. No pós-teste postergado os alunos responderam a uma entrevista semiaberta em plataforma online. Os resultados revelaram que os alunos dos grupos experimentais relataram melhora no nível de autoeficácia, queda do uso de estratégias autoprejudicais, maior relato de crenças positivas e uso mais frequente de estratégias favoráveis à aprendizagem, do início para o final do semestre. De modo geral, contatou-se que o programa de intervenção teve um impacto positivo na promoção da autorregulação dos alunos e que, um programa como o que foi desenvolvido, poderia auxiliar tanto no diagnóstico quanto na promoção da autorregulação desses universitários. Os dados ora encontrados corroboram a importância de se estimular o ensino da aprendizagem autorregulada no ensino superior, com enfoque na realização de atividades autorreflexivas e metacognitivas. Espera-se que os conhecimentos teóricos e as estratégias adquiridas na disciplina de autorregulação ajudem o aluno do curso de Pedagogia na universidade e, futuramente, em sua atuação profissional. Como futuro professor, acredita-se que o universitário que tiver acesso aos conteúdos programáticos e as atividades propostas pela perspectiva da aprendizagem autorregulada estará mais propenso e capacitado a desenvolver as habilidades autorregulatórias de seus alunos fomentando, assim, um círculo virtuoso de aprendizagem (AU)

Processo FAPESP: 12/25497-2 - A Autorregulação da Aprendizagem de alunos em Curso de Formação de Professores: uma proposta de intervenção
Beneficiário:Danielle Ribeiro Ganda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado