Busca avançada
Ano de início
Entree


Analise quantitativa, duração do ciclo do epitelio seminifero e produção espermatica do testiculo do gerbilo da Mongolia (Meriones unguiculatus)

Texto completo
Autor(es):
Tânia Mara Segatelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Francisco Eduardo Martinez; Luiz Renato de França; Sebastião Roberto Taboga; Isabel Cristina Cherici Camargo; Valéria Helena Alves Cagnon
Orientador: Francisco Eduardo Martinez
Resumo

O gerbilo (Meriones unguiculatus) é um roedor nativo das regiões áridas da Mongólia e China, é de especial interesse em pesquisas biomédicas e tem sido criado em laboratório desde 1960. Estudos sobre a estrutura e função do testículo do gerbilo são raros, em especial sobre a espermatogênese. O presente trabalho é o primeiro a realizar uma investigação mais detalhada sobre a duração do ciclo espermatogênico e analisar morfométrica e funcionalmente o testículo do gerbilo. Através da técnica de marcação com 3H-timidina, a duração do ciclo do epitélio seminífero foi estimada em 10,55 :f: 1,0 dias e a duração total do processo espermatogênico foi de 47,47 dias, considerando que 4,5 ciclos são necessários para completar o processo. Os compartimentos tubular e intersticial ocuparam volume de 92% e 8%, respectivamente. Baseado no volume ocupado pelo compartimento tubular no parênquima testicular e no diâmetro do túbulo seminífero, aproximadamente 10 metros de túbulos seminíferos foram encontrados por testículo e 18 metros por grama de testículo no gerbilo. Cerca de 12 espermatócitos primários foram formados para cada espermatogônia do tipo AI. O índice meiótico observado foi de 2,8, representando 30% de perdas celulares durante as divisões meióticas. O número de células de Sertoli por grama de testículo foi de 28 milhões, com capacidade de suporte individual de 21 células germinativas. A produção espermática diária por grama de testículo foi de 33 milhões, sugerindo alta eficiência espermatogênica nessa espécie. O gerbilo pode ser utilizado como modelo para futuras investigações do processo espermatogênico (AU)

Processo FAPESP: 99/11839-2 - Duracao do ciclo do epitelio seminifero e morfometria das celulas germinativas durante a espermatogenese do gerbilo da mongolia (meriones unguiculatus).
Beneficiário:Tânia Mara Segatelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado