Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo dos mecanismo pelos quais os linfocitos T TCR gama delta modulam a encefalomielite experimental autoimune

Texto completo
Autor(es):
Blanca Maria Diaz Bardales
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Leonilda Maria Barbosa dos Santos; Jose Antonio Livramento; Charles Peter Tilbery; Tomomasa Yano; Dagmar Ruth Stach Machado
Orientador: Leonilda Maria Barbosa dos Santos
Resumo

Estudos realizados nos modelos experimentais e em humanos têm sugerido que as células autoreativas são constituintes normais do organismo. No entanto, essas células não invadem o órgão alvo e não dão início às reações auto-imunes; fato que não está completamente esclarecido, embora seja evidente que a supressão ativa por células regulatórias tenha um papel crítico. O papel dos agentes infecciosos na gênese das doenças autoimunes é amplamente conhecido. A pré-exposição a certos agentes infecciosos como Mycobacterium tuberculosis (Mt) e as proteínas de choque térmico (hsp) componentes dos agentes infecciosos, contudo, pode ser benéfica e, em alguns casos, reduz a gravidade das doenças auto-imunes experimentais. O presente estudo mostra que o Mycobacterium tuberculosis (Mt) ou antígenos derivados desse agente como o PPD e peptídeo de uma hsp de PPD (180-196) reduzem a gravidade da Encefalomielite Experimental Autoimune e a resposta proliferativa das células T encefalitogênicas. A modulação da doença,é devido, pelo menos em parte, à ativação do efeito supressor dos linfócitos que expressam o receptor para o antígeno gd. Estes linfócitos altamente purificados reduzem significativamente a doença se transferidos adotivamente, além disso, as células T ?? proliferam em resposta ao peptídeo de PPD (180-196) ou são estimuladas pela ativação direta do receptor ?? produzindo quantidades significativas do fator transformador de crescimento (TGFb). Sendo esta citocina conhecida pelo seu importante efeito imunossupressor, ao menos em parte, a supressão observada, pode ser atribuída ao aumento de produção do TGFb. Simultaneamente, a atividade citotóxica dos linfócitos T gd foi também testada durante o curso clínico da EAE. O número de células T gd e o índice de apoptose de células T auto-reativas aumentaram significativamente na fase de recuperação da EAE induzida em ratos Lewis e, após a co-cultura com células T gd, as células T auto-reativas perderam parte do seu efeito encefalitogênico e de sua capacidade blastogênica. Essa redução na encefalitogenicidade é devida, pelo menos em parte, à eliminação de células T auto-reativas por apoptose. Essas evidências sugerem que antígenos derivados dos antígenos micobacterianos, incluindo o peptídeo sintético, podem ser utilizados para estimular uma via imunoregulatória, contribuindo, dessa forma, na manutenção da tolerância ao próprio e reduzindo a ativação de clones auto-reativos indesejáveis (AU)

Processo FAPESP: 97/13586-9 - Estudo dos mecanismos pelos quais os linfocitos t tcr gama delta modulam a severidade da encefalomielite experimental autoimune.
Beneficiário:Blanca Maria Diaz Bardales
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado