Busca avançada
Ano de início
Entree


Envolvimento das celulas TTCR gama delta na fase de recuperação da encefalomielite experimental autoemune (EAE) induzida em ratos Lewis

Texto completo
Autor(es):
Silvia Mansur Scagliusi Novaski
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Leonilda Maria Barbosa dos Santos; Dagmar Ruth Stach Machado; Julia Keiko Sakurada
Orientador: Leonilda Maria Barbosa dos Santos
Resumo

A EAE é uma doença autoimune causada por linfócitos T CD4 +. Pode ser induzida em animais geneticamente susceptíveis através da imunização com mielina ou seus componentes, ou ser transferida passivamente para animais normais através de clones autorreativos aos componentes da mielina. É utilizada como modelo para o estudo da Esclerose Múltipla Humana. A EAE induzida em ratos Lewis é caracterizada por se apresentar como doença monofásica, isto é, após a inoculação com o neuroantígeno, o animal apresenta um único e severo pico da doença, se recupera e não volta mais a apresentar períodos de exacerbação. Vários autores têm demonstrado o envolvimento das células T TCR ?d, citocinas como o TGFß, e deleção dos clones autorreativos por apoptose no modelo de EAE. Desta forma, no presente trabalho demonstramos que as células T TCR ?d estão significativamente aumentadas no período de recuperação da doença e que esta população celular secreta TGF, citocina e também esta envolvida na recuperação da mesma por seu efeito regulador do sistema imune. Foi também demonstrado que a recuperação do animal é devido a deleção dos clones autorreativos por apoptose (AU)

Processo FAPESP: 95/01965-0 - Participacao dos linfocitos t tcr y& na encefalomielite experimental autoimune induzida em ratos lewis.
Beneficiário:Silvia Mansur Scagliusi Novaski
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado