Busca avançada
Ano de início
Entree


Índios em movimento: a trajetória política de Álvaro Tukano

Texto completo
Autor(es):
Mariana C. A Petroni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Emília Pietrafesa de Godoi; Oscar Calavia Saez; Geraldo Luciano Andrello; Maria Suely Kofes; Antonio Roberto Guerreiro Jr.
Orientador: Emília Pietrafesa de Godoi
Resumo

Nessa tese, a partir da leitura da narrativa produzida por Álvaro Tukano, na qual esboça sua trajetória política, apresento o processo de surgimento, consolidação e transformação do movimento indígena nacional ¿ entre as décadas de 1980 e 1990 ¿, com base em sua experiência como liderança, que emergiu, se firmou e se transformou por meio do próprio processo de conformação do Movimento. Através do enfoque biográfico, a narrativa de Álvaro Tukano é aqui utilizada como o fio condutor dessa pesquisa, que por um lado apresenta a etnografia da sua experiência, ou seja, analisa o que é narrado, quais relações são reveladas e como as associações estabelecidas como os demais atores ao longo do texto explicitam processos sociais e de alteridade que compõem o campo da questão indígena no país. E por outro, evidencia que Álvaro Tukano, ao escrever sua própria versão da história indígena do país, descreve sua experiência de apropriação dos códigos impostos como meio de afirmação de sua diferença e de luta por seus direitos e através de seu próprio processo de transformação testemunha sua presença e atuação no movimento indígena, revelando sua maneira de fazer parte da história do outro fazendo sua própria história. Através do exame de diversas narrativas sobre a emergência do movimento indígena nacional, pesquisa de campo e em arquivos, apresento o percurso que consolidou o líder indígena e posteriormente o levou ao ostracismo, mas principalmente, o conjunto de relações e interações entre pessoas, instituições e políticas que revelam questões sobre as políticas indígenas e indigenistas do país (AU)

Processo FAPESP: 10/10310-9 - Indigenismos e Indianidades. Disputas e tensões em torno da "produção" do índio no Brasil (1970-1990).
Beneficiário:Mariana da Costa Aguiar Petroni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado