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O trabalho docente na rede estadual de ensino no estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Karolina da Silva Miranda Jardim
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Márcia de Paula Leite; Débora Mazza; Maria Lúcia Buher Machado; Maria Carla Corrochano; Debora Cristina Jeffrey
Orientador: Márcia de Paula Leite
Resumo

Nesta pesquisa procura-se compreender, a partir das reformas educacionais das décadas de 1990 e 2000, alguns aspectos sobre a situação do trabalho dos professores de escolas da rede estadual de ensino no estado de São Paulo. A discussão considera principalmente as ações da Secretaria da Educação do estado em um contexto de desafios colocados para a educação pelas mudanças no capitalismo e nos paradigmas de gestão, as quais vêem provocando transformações nas formas de organização do trabalho dos professores. Com maiores responsabilidades em relação ao alcance das metas estipuladas pelo poder público e cobranças por resultados positivos, os docentes têm experimentado a desvalorização da profissão, o crescente desgaste físico e mental, o aumento da ocorrência de doenças profissionais e a pouca atratividade da carreira, fatores que mantêm e aprofundam a precariedade de suas condições de trabalho (AU)

Processo FAPESP: 12/02293-2 - O trabalho docente na rede estadual de ensino no estado de São Paulo
Beneficiário:Karolina da Silva Miranda Jardim
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado