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A multiplicidade como teoria da comunicação na filosofia de Michel Serres e suas contribuições para o pensamento em educação

Texto completo
Autor(es):
Maria Emanuela Esteves dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo; Alexandre Filordi de Carvalho; Alexandrina Monteiro; Hélio Rebello Cardoso Jr; Wanderley Cardoso de Oliveira
Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Resumo

Esta tese busca demonstrar de que forma a filosofia de Michel Serres se constitui como abordagem substantiva das multiplicidades, a partir de uma teoria da comunicação. Considera-se que essa abordagem das multiplicidades como teoria da comunicação possa contribuir para se pensar um projeto de filosofia da educação como `a¿fundamento da educação. Trata-se de `a¿fundamento da educação, visto que essa filosofia tensiona sobre os clássicos pares sujeito-objeto; conhecimento-ação, retirando-os da posição de categorias de totalidade. Tal projeto de filosofia da educação, por sua vez, estaria em melhor consonância aos desafios contemporâneos da educação que a filosofia de Michel Serres reconhece naquilo que denomina geração Polegarzinha e que fazem as diretrizes tradicionais da educação confrontarem-se com a necessidade cada vez mais presente de uma educação como relação na diferença. Para tanto, a tese apresenta cinco capítulos nos quais se busca: primeiramente, uma apresentação da vida e obra de Michel a partir, sobretudo, da presença recorrente de personagens no conjunto de sua obra; posteriormente, o estabelecimento dos conceitos de uma filosofia das multiplicidades enquanto teoria da imanência, com a qual, considera-se, a filosofia de Serres dialogue. Neste sentido, no segundo e terceiro capítulos, estabelecem-se os direcionamentos conceituais dos quais tratam essa tese e que passam pela leitura respectiva de Deleuze e de Serres sobre a filosofia de Leibniz, demonstrando as possibilidades e as limitações desse clássico na abordagem das multiplicidades em princípio. Por fim, no quarto e quinto capítulos, se busca cartografar a filosofia das multiplicidades de Serres, enquanto teoria da comunicação e de que forma essa teoria da comunicação pode contribuir para se pensar um projeto de filosofia da educação como `a¿fundamento da educação (AU)

Processo FAPESP: 10/15986-0 - Contribuições de uma filosofia da multiplicidade na educação do homem contemporâneo: Michel Serres e o repensar das categorias de totalidade - sujeito, objeto, conhecimento e ação.
Beneficiário:Maria Emanuela Esteves dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado