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A formação do pensamento estético de Osório Cesar: estudo dos textos sobre arte e cultura escritos no período de 1920 a 1960

Texto completo
Autor(es):
Rosa Cristina Maria de Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luciano Migliaccio; Regina Polo Muller; Afonso Carlos Neves; Ana Paula Cavalcanti Simioni; Marta Dantas da Silva
Orientador: Luciano Migliaccio
Resumo

Nas primeiras décadas do século XX, o fenômeno da loucura foi um assunto muito discutido no panorama brasileiro das artes, visto que os escritores, os pintores e os músicos, que buscavam uma nova inspiração poética na imaginária despertada nos sonhos, nos devaneios e nas associações de ideias, foram qualificados como "loucos" e "degenerados mentais" pela crítica conservadora. Naquela época, o anatomopatologista Osório Thaumaturgo Cesar (1895-1979) escreveu seu primeiro artigo a respeito da manifestação simbólica elaborada pelos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery, no qual afirmou a sinceridade da arte de vanguarda por ser ela a expressão de uma arte livre e de elevado valor estético. Foi com esse artigo, intitulado: "A arte primitiva nos alienados: manifestação escultórica com caráter simbólico feiticista num caso de demência precoce paranóide", que Osório Cesar iniciou uma extensa produção escrita a respeito das semelhanças configuracionais encontradas nas manifestações simbólicas dos loucos e nos estilos artísticos, sobretudo nas obras modernas. Como Osório Cesar demonstrou, por intermédio de seus escritos, uma postura ideológica diversa daquela apresentada pela crítica conservadora, esta pesquisa estudou atentamente os livros, os artigos e um conjunto de aproximadamente quatrocentas crônicas, escritas nas décadas de 1940 e 1950, no intuito de compreender quais foram as bases do pensamento intelectual de Osório Cesar nas artes, principalmente nas artes plásticas. Em acréscimo ao convívio com artistas (a pintora Tarsila do Amaral, o escritor Mário de Andrade e o pintor e engenheiro Flávio de Carvalho, por exemplo), o acesso à psicanálise e o conhecimento de coleções da manifestação simbólica de loucos organizadas por psiquiatras alemães e franceses (que mantinham um constante diálogo com os participantes dos grupos expressionista, cubista, dadaísta, surrealista, e com os membros da Compagnie de l¿art brut, após 1945), ofereceram a Osório Cesar o estímulo para elaborar uma coleção particular e priorizá-la como documento de estudo das características formais encontradas nas manifestações simbólicas dos pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery. A análise da coleção, proporcionou a Osório Cesar o contato com uma fundamentação teórica que explicava os estilos artísticos, ora figurativos, ora abstratos, como a expressão de sentimentos estéticos originados a partir de diferentes necessidades psíquicas de um povo. A correspondência entre estilo formal e conteúdo psíquico recebeu uma explicação de tendência psicanalítica nos estudos de Osório Cesar, porque ele justificou as semelhanças configuracionais, encontradas nas manifestações de loucos e nas obras de arte de vanguarda, com o princípio da mente primitiva, ou seja, o artista demonstrava a necessidade de encontrar uma arte renovada nos estados inconscientes de contemplação vividos pelo homem primitivo e nas culturas ditas primitivas: como a africana, a indígena e a oriental. A partir desse princípio, Osório Cesar inseriu a manifestação simbólica dos loucos na complexa discussão do primitivismo nas artes (AU)

Processo FAPESP: 11/23279-5 - A Formação do Pensamento Estético de Osório Cesar: estudo dos textos sobre arte e cultura escritos por ele no período de 1920 a 1960.
Beneficiário:Rosa Cristina Maria de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado