Busca avançada
Ano de início
Entree


O que pode a educação - uma perspectiva clínica

Texto completo
Autor(es):
Paula Chieffi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Celso Fernando Favaretto; Elizabeth Maria Freire de Araujo Lima; Adriana Marcondes Machado; Cristiane Ferreira Mesquita; Peter Pal Pelbart
Orientador: Celso Fernando Favaretto
Resumo

Pode a escuta forjada na prática clínica interceder por proposições educacionais singulares? A partir dessa pergunta a tese se desdobra em exercícios conceituais e práticos na busca de abertura de interfaces entre clínica e educação, atenta às interpelações do fora e ao movimento da vida. Nessa composição, ganha relevância o conceito de ressonância, como uma abertura para o mundo que produz, simultaneamente, uma experiência de si. A partir da proposição de um estado de escuta, ou de um posicionamento orientado pela escuta clínica, a escrita se faz no acompanhamento de experiências escolares, conversas com alunos e um processo de formação de formadores. Essa conversa serve para precisar o funcionamento dessa escuta ao mesmo tempo em que abre um campo de questões entre a clínica e a educação. (AU)

Processo FAPESP: 13/19917-1 - O que pode a Educação - uma perspectiva clínica.
Beneficiário:Paula Chieffi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado