Busca avançada
Ano de início
Entree


Ecos de um suposto silêncio: paisagem e urbanização dos \certoens\ do Norte, c.I666-I820.

Texto completo
Autor(es):
Damião Esdras Araujo Arraes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno; Iris Kantor; Paulo César Garcez Marins; Manoel Fernandes de Sousa Neto; Dante Luiz Martins Teixeira
Orientador: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Resumo

A imagem do \"vazio\" tem persistido em representar os sertões das capitanias do Norte. Trata-se de um vazio de construção histórica e historiográfica. Os estudos e textos de Euclides da Cunha, Capistrano de Abreu e Caio Prado Jr. contemplaram esse estereótipo amplamente divulgado e sedimentado no habitual sertão nordestino, este associado à seca, ao isolamento e à rusticidade do mundo urbano. Fluindo contra essas leituras, a presente tese se esforça em desmistificar os qualificativos de desvalor por desconstruir a ideia de vazio reconstruindo os processos de urbanização e a formação das paisagens dos sertões do Norte na época colonial. Atenta-se para a longa duração com o objetivo de interpretar as políticas da Coroa portuguesa e as atividades do cotidiano materializadas numa hierárquica rede de povoações estruturada por missões, capelas, freguesias, \"lugar de índios\", julgados, vilas e cidade. Põe luz nos atores, na rede de relações e nas hierarquias sociais verificando suas implicações na transformação da paisagem e na urbanização desses sertões. Como aporte teórico-metodológico, entrecruza-se texto (hermenêutica) e imagem (representação) para pensar con los ojos - segundo a poética acepção do historiador de arte argentino Damián Bayón - a fim de preencher as lacunas espaciais que forjaram o suposto \"silêncio\". Vale-se, ainda, da multidisciplinaridade para esclarecer a relação do homem com as zonas interiorizadas, sem esquecer dos programas de georreferenciamento que propiciaram a produção de mapas temáticos exemplares voltados a localizar as povoações no território e interpretar a razão de ser de sua posição geográfica no contexto social e econômico ao qual estavam inseridos. (AU)

Processo FAPESP: 13/04404-9 - Tramas sociais, teias urbanas: comércio e justiça na História da Urbanização dos "Certoens do Norte" (1675 - 1822).
Beneficiário:Damião Esdras Araujo Arraes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado