Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação do risco ecológico de metais em sedimentos da Baía de Guanabara (RJ), através de um método escalonado baseado em múltiplas linhas de evidências

Texto completo
Autor(es):
Bruno Galvão de Campos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Vicente. 2017-02-06.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. São Vicente
Data de defesa:
Orientador: Denis Moledo de Souza Abessa
Resumo

A Baía de Guanabara concentra aproximadamente 70% das indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Os resíduos produzidos por essas fontes, somados à carga de esgoto doméstico, transformaram a região em umas das áreas mais poluídas da costa Brasileira. O presente estudo realizou a avaliação do risco ecológico dos metais em sedimentos da Baía de Guanabara, por meio de um método escalonado utilizando múltiplas linhas de evidência: caracterização do sedimento quanto à sedimentologia e concentração de metais, comparação das concentrações ambientais com guias de qualidade de sedimento, ensaios de toxicidade crônica utilizando os organismos Anomalocardia brasiliana e Nitocra sp., ensaios de toxicidade aguda utilizando os organismos Tiburonella viscana, Kalliapseudes schubartii, e Anomalocardia brasiliana. Para comprovar existência de relação causa e efeito entre os metais e a toxicidade, foram empregadas a técnica do TIE, análises multivariadas (PCA) e matrizes qualitativas. Os sedimentos mostraram níveis altos a moderados de metais (Zn, Pb, Cu, Cr) associados com a toxicidade. O TIE revelou que, além dos metais, amônia e compostos orgânicos são contaminantes presentes na região que tem a capacidade de causar toxicidade. Desse modo constatou-se que os metais constituem uma importante classe de contaminantes para a Baía de Guanabara, os quais, além de estarem presentes em altas concentrações, interagem com outros contaminantes e são também (co)responsáveis por efeitos biológicos negativos. (AU)

Processo FAPESP: 15/13143-0 - Análise Ecotoxicológica do sedimento da Baía de Guanabara (RJ) através de Ensaios de Bioacumulação e Avaliação e Identificação de Toxicidade (AIT)
Beneficiário:Bruno Galvão de Campos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado