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Análise de registros ortográficos de consoantes soantes no início da alfabetização

Texto completo
Autor(es):
Suellen Vaz de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2015-08-20.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Lourenço Chacon Jurado Filho
Resumo

OBJETIVOS: descrever o desempenho ortográfico de crianças, no que se refere ao registro de contrastes entre consoantes soantes do PB em contexto de produção não controlada; verificar se o registro não convencional dessas consoantes sofre influência do acento lexical; categorizar os tipos de substituições ortográficas; verificar se as substituições envolvem elementos da grande classe das consoantes soantes; e verificar quais os traços inerentes às subclasses das consoantes soantes (nasais e líquidas) mais, ou menos, problemáticos no registro ortográfico desses segmentos. MÉTODOS: para a presente pesquisa, foram selecionadas 801 produções textuais resultantes do desenvolvimento de 14 diferentes propostas temáticas, realizadas por 76 crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, no ano de 2001, de duas escolas de um município paulista. Dessas produções, foram selecionadas todas as palavras com ocorrência de consoantes soantes em posição silábica de ataque simples. Essas ocorrências foram, então, organizadas conforme aparecessem em sílabas pré-tônicas, tônicas, pós-tônicas, monossílabos átonos e monossílabos tônicos. RESULTADOS: observou-se: (i) quantidade de acertos maior do que quantidade de erros; (ii) maior ocorrência de erros em sílabas não acentuadas; (iii) maior ocorrência de substituições ortográficas fonológicas seguida de omissões ortográficas e, por fim, de substituições ortográficas não fonológicas; (iv) maior número de ocorrência de substituições que envolveram grafemas que remetiam à classe das soantes; e (v) maior dificuldade com o traço [labial] - na subclasse das nasais -, e com o traço [dorsal] - na subclasse das líquidas. CONCLUSÃO: apesar de a aquisição ortográfica ter relação com características gerais da aquisição da fonologia da língua, essa relação não é direta, o que indica que as crianças se apoiam em aspectos que não apenas os de natureza... (AU)

Processo FAPESP: 13/13814-6 - Desempenho ortográfico de consoantes soantes no início da alfabetização
Beneficiário:Suellen Vaz de Souza
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado