Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência da temperatura na toxicidade dos herbicidas sulfentrazone (Boral 500SC®) e clomazone (Gamit®) em larvas de anuros Eupemphix nattereri (Leiuperidae) e Rhinella schneideri (Bufonidae)

Texto completo
Autor(es):
Juliane Silberschmidt Freitas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Cesar Schiesari; Gilda Vasconcellos de Andrade; Alcir Luiz Dafre; Rafael Lajmanovich
Orientador: Eduardo Alves de Almeida
Resumo

A temperatura é um importante fator ambiental influenciando o metabolismo, desenvolvimento e comportamento de animais de sangue frio. Entretanto, os efeitos indiretos da temperatura em sistemas naturais, tais como o potencial de interação com contaminantes ambientais, ainda são pouco estudados para muitos táxons. As alterações nos padrões de temperatura podem potencialmente alterar a natureza e distribuição de muitos contaminantes no ambiente e, por isso, o maior desafio atual dos ecotoxicologistas está em prever os riscos estabelecidos por essas interações a nível biológico. Os agrotóxicos incluem o principal grupo de agentes tóxicos encontrados em sistemas naturais, sendo grande parte desses compostos provenientes da manutenção de culturas de cana-de-açúcar no controle de plantas invasoras no Brasil. No noroeste paulista do país, muitas espécies de anuros estão distribuídas em áreas comuns à agricultura, com ocorrência reprodutiva restrita à estação chuvosa, a qual coincide com o período de maior contaminação ambiental. O presente trabalho objetivou avaliar a influência da temperatura na toxicidade dos herbicidas sulfentrazone, clomazone e diuron em larvas de anuros, utilizando biomarcadores fisiológicos, bioquímicos e moleculares específicos. O primeiro estudo investigou os efeitos dos herbicidas sulfentrazone (Boral SC500C®) e clomazone (Gamit®) em girinos de Eupemphix nattereri e Rhinella schneideri submetidos a diferentes condições térmicas (28, 32 e 36 ºC) através da... (AU)

Processo FAPESP: 13/16948-3 - Influência da temperatura na toxicidade dos herbicidas Boral 500SC® e GAMIT em larvas de anuros Eupemphix nattereri (Leptodactylidae) e Rhinella schneideri (Bufonidae)
Beneficiário:Juliane Silberschmidt Freitas
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado