Busca avançada
Ano de início
Entree


Investigação dos mecanismos de ação hipoglicemiante do extratobruto de Bauhinia holophylla em fígado e músculo esquelético de camundongos diabéticos tipo 1 induzidos por estreptozotocina

Texto completo
Autor(es):
Nathalia Aparecida de Paula Camaforte Henriques
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu).
Data de defesa:
Orientador: José Roberto Bosqueiro
Resumo

O Diabetes mellitus (DM) é conhecido como uma doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia de jejum levando a alterações no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Nos últimos anos houve um aumento de pesquisas envolvendo plantas medicinais no tratamento de muitas doenças, inclusive DM, no entanto, são poucos os dados que elucidam o mecanismo de ação dessas plantas hipoglicemiantes. O objetivo do presente trabalho foi verificar o mecanismo de ação do extrato bruto de B. holophylla em camundongos diabéticos induzidos por estreptozotocina, avaliando expressão gênica e proteica da via de sinalização de insulina em tecidos periféricos como fígado e músculo esquelético, bem como avaliar a atividade inibitória para as enzimas α- amilases e α-glicosidades em testes in vitro e in vivo. O tratamento com o extrato de B. holophylla promoveu a diminuição da expressão gênica e proteica das enzimas G6Pase, PEPCK e Glicogênio Fosforilase e aumento da expressão proteica AMPK em fígado. Em músculo, promoveu o aumento da expressão das proteínas PI3K, AKT e GLUT4 e diminuição da expressão da PTP1B. Além disso, o extrato mostrou potente atividade inibitória para as enzimas α-amilases e α-glicosidases in vitro e in vivo. Portanto, conclui-se que a atividade hipoglicemiante do extrato de B. holophylla foi através da ativação da via da glicogênese e inibição da gliconeogêse e glicogenólise em fígado, ativando as vias dependente e independente de insulina para captação de glicose em... (AU)

Processo FAPESP: 13/10708-0 - Investigação dos mecanismos de ação do extrato bruto de bauhinia holophylla em fígado, músculo esquelético e tecido adiposo em modelo de diabetes tipo 1 induzidos por estreptozotocina.
Beneficiário:Nathalia Aparecida de Paula Camaforte Henriques
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado