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Variações do mito de Nêmesis nos escritos de Albert Camus

Texto completo
Autor(es):
Raphael Luiz de Araujo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudia Consuelo Amigo Pino; Veronica Galindez; Carla Cavalcanti e Silva; Franklin Leopoldo e Silva; Nilson Adauto Guimarães da Silva
Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino
Resumo

Dentre os planos que Albert Camus estabeleceu para a sua obra, prevaleceu nos seus escritos e declarações a tríplice que incluía os ciclos do absurdo, da revolta e do amor. Cada um dos ciclos seria composto de pelo menos uma peça de teatro, um romance e um ensaio, além de também ser acompanhado de um mito central, sendo respectivamente Sísifo, Prometeu e Nêmesis. Com a sua morte súbita em acidente de carro aos 46 anos, o escritor deixou alguns vestígios do que viria a compor o seu terceiro ciclo: o romance inacabado O primeiro homem, anotações sobre a peça Don Fausto e elementos para o ensaio O mito de Nêmesis. A presente pesquisa reúne e contextualiza os rastros deixados por Camus em torno da sua relação com o mito de Nêmesis a fim de oferecer uma chave de leitura para a sua obra e expor um panorama formal, temático e filosófico de um dos seus últimos projetos de ensaio. (AU)

Processo FAPESP: 14/15584-0 - Os rastros de Nêmesis: o último ensaio de Albert Camus
Beneficiário:Raphael Luiz de Araújo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto