Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação do efeito protetor de fluoretos associados ao polímero bioadesivo carbopol no desgaste erosivo

Texto completo
Autor(es):
Daniele Mara da Silva Ávila Nogueira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Instituto de Ciência e Tecnologia (Campus de São José dos Campos).
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Rocha Gomes Torres; Eduardo Bresciani; Daniela Rios Honório; Patricia Moreira de Freitas
Orientador: Alessandra Bühler Borges; Taís Scaramucci
Resumo

O efeito protetor do flúor contra erosão tem sido relacionado principalmente à formação de depósitos de fluoreto de cálcio e à adsorção de íons flúor na superfície dental, assim hipotetizou-se que a incorporação ao polímero Carbopol 980 poderia potencializar o efeito protetor de soluções fluoretadas no controle do desgaste erosivo do esmalte com a formação de um filme superficial protetor. A proposta foi dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu em um estudo in vitro no qual foi testada a associação do polímero Carbopol ao Fluoreto de sódio (NaF) e Fluoreto de Sódio mais Cloreto de Estanho (NaF + Sn) quanto ao efeito remineralizante e protetor contra a erosão inicial, na presença da película adquirida. O teste de estabilidade de pH (pH stat) foi realizado, tratando cristais de hidroxiapatita com as soluções descritas, a fim de testar o potencial protetor dos componentes isolados ou associados, quanto à dissolução da hidroxiapatita, prevendo assim o potencial protetor das soluções testadas. Em seguida, espécimes cilíndricos em esmalte bovino polido (3 mm diâmetro) foram desmineralizados com ácido cítrico a 0,3% (pH 2,6) por 2 minutos (n=15). Os espécimes foram imersos em saliva humana por 2 horas para formação da película adquirida e foi então realizado o tratamento com as soluções experimentais por 2 minutos [NaF (500 ppm F), NaF + Carbopol (0,1%), NaF + Sn (500 ppm F + 800 ppm Sn), NaF + Sn + Carbopol], água deionizada (controle negativo) e solução comercial (Elmex... (AU)

Processo FAPESP: 15/19585-4 - Avaliação do efeito protetor do flúor associado ao polímero bioadesivo carbopol no desenvolvimento do desgaste erosivo
Beneficiário:Daniele Mara da Silva Ávila Nogueira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado