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Efeito das cargas dinâmicas dos veículos rodoviários no desempenho dos pavimentos e pontes

Texto completo
Autor(es):
Rone Evaldo Barbosa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Glauco Tulio Pessa Fabbri; Liedi Légi Bariani Bernucci; Antonio Carlos Canale
Orientador: José Leomar Fernandes Júnior
Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos das cargas dinâmicas, devido ao tráfego de veículos rodoviários, no desempenho dos pavimentos e pontes. Para este propósito, foi realizada uma revisão dos principais conceitos relativos à dinâmica das estruturas, dos veículos rodoviários e dos pavimentos, bem como os métodos de simulações dos efeitos das cargas dinâmicas sobre os pavimentos. Para avaliar os fatores de carga de tráfego, foi utilizado o programa computacional TruckSim, que é baseado em modelos matemáticos de veículos e perfil longitudinal dos pavimentos. Com base em parâmetros de veículos de carga brasileiros, foram realizadas simulações para avaliar os seguintes fatores: tipo de veículo, cargas por eixo, velocidade, tipo de suspensão, tipo de eixo e condição do pavimentos (irregularidade longitudinal). Também foram analisados, comparativamente, os efeitos dos Veículos Combinados Longos (VCL\'s) e dos caminhões convencionais. (AU)

Processo FAPESP: 97/04174-9 - Estudo das cargas dinamicas dos veiculos rodoviarios sobre pavimentos e pontes.
Beneficiário:Rone Evaldo Barbosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado