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Caminhos do mercado de trabalho no Brasil do século XIX: livres, libertos e escravizados nas construções de pontes e estradas da província de Minas Gerais

Texto completo
Autor(es):
Télio Anísio Cravo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia
Data de defesa:
Membros da banca:
Milena Fernandes de Oliveira; Maria Alice Rosa Ribeiro; Ricardo Figueiredo Pirola
Orientador: Milena Fernandes de Oliveira
Resumo

O tema desta pesquisa refere-se à especificidade dos trabalhadores empregados na construção/manutenção de pontes e estradas na província de Minas Gerais (1834-1888). Valendo-se deste universo do trabalho, temos a intenção de analisar o processo de transição do trabalho escravo para o livre. A construção viária ensejou a participação intensiva de mão de obra, bem como a atuação de engenheiros, além da condição financeira da província para investimentos em infraestrutura. Tais obras envolveram uma teia específica de atores: assembléia provincial, presidente de província, engenheiros e contratantes das obras. Com base nos indivíduos empregados, constata-se a presença concomitante de trabalhadores livres, libertos, escravos, africanos livres e imigrantes, a estrutura ocupacional e a dominância e persistência do sistema de aluguel de escravos. Pontes e estradas indicam a ausência de legislação proibitiva do uso de cativos; a interação entre política e edificações viárias; os limites explicativos do modelo "ferrovia, agroexportação e trabalho assalariado" e o perfil qualitativo e quantitativo dos proprietários alugadores de escravos (AU)

Processo FAPESP: 14/06264-2 - Caminhos do mercado de trabalho no Brasil oitocentista: livres, libertos e escravos nas construções de pontes e estradas na Província de Minas Gerais, 1834-1888
Beneficiário:Télio Anísio Cravo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado