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Estudo do desempenho de um motor turbo-alimentado a etanol empregando EGR para redução de emissões de NOx e controle de detonação

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula Mattos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Waldyr Luiz Ribeiro Gallo; Rogério Gonçalves dos Santos; Pedro Teixeira Lacava; José Antonio Velázquez; Janito Vaqueiro Ferreira
Orientador: Waldyr Luiz Ribeiro Gallo
Resumo

A utilização do turbo compressor com recirculação de gases em motores de ignição por centelha vem sendo uma solução para aumentar a potência e ao mesmo tempo diminuir a emissão de NOx, e evitar a detonação. Essas duas tecnologias já são muito utilizadas em motores a diesel e a gasolina, mas no motor dedicado a etanol há poucos estudos. Desenvolveu-se um modelo fenomenológico de duas zonas para o motor aspirado, o qual foi validado com valores experimentais. Os dados para simular o motor turbo alimentado com EGR foram estipulados a partir de estudos, e utilizou-se valores típicos da literatura, que se adequassem com as condições analisadas. O modelo pode simular condições diferentes tipos motor, assim como a geometria e o comando de válvulas e condições de operação. O motor turbo alimentado com o EGR pode simular duas configurações de trocador de calor, o de alta e o de baixa pressão. O estudo apresentou resultados importantes quanto a utilização do intercooler do turbo compressor, tanto para diminuir a tendência de detonação, quanto nas emissões. Mostrou-se também que o tipo da configuração do trocador do EGR também auxilia na diminuição da formação dos poluentes, NOx e CO, e na potência do motor. A quantidade ótima a ser recirculada e a quantidade que atravessa a válvula waste gate dependem de cada regime de operação. O motor utilizando o etanol hidratado (5% água), apresentou melhores resultados, conciliando os parâmetros de desempenho com o menor índice de detonação comparado com o E27 (27% de etanol no modelo de gasolina), "gasolina Brasileira ", E85 (15% de gasolina em vol. no etanol), "gasolina dos EUA", e o E100 (etanol anidro). O parâmetro mais influente para evitar a detonação é atrasar o ponto de ignição, mas há uma perda de potência significativa. Conciliar o ponto de ignição com EGR e enriquecendo a mistura obteve um melhor resultado, quanto a uma maior potência e evitando a detonação. A gasolina Brasileira apresentou um ponto de ignição mais atrasado para que não detonasse mais em relação aos demais, e o E95h foi o combustível que teve que atrasar menos para sair da condição de detonação do motor. O modelo matemático é um recurso no estudo de influências das tecnologias na performance do motor, reduzindo o tempo e recursos financeiros comparado com estudos experimentais. Neste trabalho apresentou resultados otimistas quanto a utilização do EGR para diminuir a formação de NOx e como evitar detonação dois fatores que prejudicam a utilização do motor turbo alimentado (AU)

Processo FAPESP: 15/03170-0 - Estudo do desempenho de um motor a etanol fortemente carregado empregando EGR para redução de emissões de NOx e controle de detonação
Beneficiário:Ana Paula Mattos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado