Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise da expressão de genes envolvidos na composição e rendimento de óleo em frutos de macaúba (Acrocomia aculeata) : Analysis of genes expression involved in yield and oil composition in macauba palm fruits

Texto completo
Autor(es):
Maria Manuela Hashimoto Venancio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Data de defesa:
Orientador: Paulo Mazzafera
Resumo

A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira oleaginosa nativa de florestas tropicais e apresenta ampla distribuição geográfica ao longo do país. Atualmente há um grande interesse no óleo produzido a partir dos frutos, que pode ter utilidade nas indústrias farmacêutica, cosmética, alimentícia e, mais recentemente, na produção de biodiesel, passando a ser uma opção sustentável para a produção de energia. O óleo do fruto está concentrado principalmente no mesocarpo e endosperma, tornando esses tecidos alvo para análises. Portanto, o presente trabalho busca compreender como se dá a biologia dos frutos de macaúba no período final de amadurecimento, buscando determinar quais processos estão relacionados a produção e biossíntese de óleo nos dois tecidos mais representativos, polpa e amêndoa, e correlacionando com os principais genes envolvidos da rota metabólica de ácidos graxos. Para isso, foram analisados 18 genótipos de macaúba em três tempos de maturação do fruto (T1-quatro meses antes da maturação, T2-dois meses antes da maturação e o T3-fruto maduro) e em dois anos (ANO1-2013 e ANO2-2014). Foram realizadas análises de biometria, teor e composição dos óleos de polpa e amêndoa. Para identificar e compreender como os genes de biossíntese de ácidos graxos atuam no desenvolvimento de macaúba, foi realizado RNAseq de seis amostras, assim como análises de expressão diferencial na polpa e na amêndoa. A partir dos dados gerados foi possível perceber que a morfologia dos frutos, assim como o óleo da amêndoa e a sua composição não sofrem alterações significativas no final da maturação dos frutos, porém a polpa apresenta alterações quanto ao teor de óleo e perfil de ácidos graxos, o que permitiu estabelecer relação com genes da rota biossintética de ácidos graxos. No óleo da amêndoa também foi possível fazer essa relação, mas foi mais sutil. Esses dados permitem compreender melhor a biologia e ecologia da macaúba, contribuindo para as práticas agrícolas que venham a ser desenvolvidas e possibilitando futuros estudos que possam melhorar a qualidade do biodiesel e aplicações nas diversas indústrias (AU)

Processo FAPESP: 13/17683-3 - Análise da expressão de genes envolvidos na composição e rendimento do óleo em frutos de macaúba (Acrocomia aculeata)
Beneficiário:Maria Manuela Hashimoto Venancio
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado