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Avaliação do sistema nervoso auditivo central nas crianças com histórico de otite média

Texto completo
Autor(es):
Leticia Reis Borges
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Francisca Colella Santos; Edilson Zancanella; Sérgio Tadeu Martins Marba; Liliane Desgualdo Pereira; Carla Gentile Matas
Orientador: Jorge Rizzato Paschoal; Maria Francisca Colella Santos
Resumo

Introdução: a presença da otite média na infância pode interferir no adequado processamento da informação auditiva. As avaliações comportamentais e eletrofisiológicas contribuem para verificar o funcionamento do sistema nervoso auditivo central. Uma vez detectada uma falha no processamento da informação auditiva, o treinamento auditivo é realizado, a fim de estimular os circuitos neurais para que haja alterações benéficas no comportamento auditivo e no sistema auditivo nervoso central. Objetivos: avaliar o funcionamento do sistema auditivo nervoso central por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos nas crianças com histórico de otite média submetidas à cirurgia para inserção bilateral de tubos de ventilação e analisar os resultados da avaliação comportamental e eletrofisiológica após um programa de treinamento auditivo. Métodos: Os indivíduos foram divididos em três grupos com idade entre oito e 14 anos: grupo controle (GC) - formado por 40 crianças sem antecedentes de otite média; grupo otite média (OM) - constituído por 50 crianças com histórico documentado de otite média e que foram submetidas à cirurgia para inserção bilateral de tubos de ventilação e grupo treinamento auditivo (GTA) ¿ formado por 20 crianças que realizaram um programa de treinamento auditivo acusticamente controlado. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica completa (audiometria, logoaudiometria e imitanciometria), avaliação comportamental (testes: dicótico de dígitos, identificação de sentenças com mensagem competitiva ipsilateral, gaps-in-noise, padrão de frequência e dicótico consoante-vogal) e eletrofisiológica (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência). Os participantes que apresentaram alteração em dois ou mais testes comportamentais da avaliação do Processamento Auditivo Central foram convidados a participar de um programa de treinamento auditivo e reavaliados posteriormente. Resultados: o grupo OM apresentou desempenho estatisticamente inferior (p<0,001) quando comparado ao GC para todos os testes comportamentais aplicados. Os resultados do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico revelaram significante atraso na latência e redução da amplitude (p<0,05) das ondas III e V para o grupo OM. As medidas do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência apresentaram aumento significativo (p<0,05) na latência dos potenciais P2, N2 e P300 nas crianças do grupo OM. Após o programa de treinamento auditivo o GTA apresentou melhora significante (p<0,001) em todos os testes comportamentais e redução estatisticamente significante nas medidas da latência das ondas III, V e intervalo III-V e do P300 (p<0,05). Conclusão: Os resultados demonstraram que houve efeito negativo da otite média nas habilidades auditivas e nas medidas eletrofisiológicas nas crianças com histórico de otite média. O presente estudo também revelou a efetividade do programa de treinamento auditivo comprovado pelo aumento no desempenho das habilidades auditivas e redução da latência dos Potenciais Evocados Auditivos (AU)

Processo FAPESP: 13/15672-4 - Avaliação do sistema nervoso auditivo central em crianças com histórico de otite média
Beneficiário:Letícia Reis Borges
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado