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Avaliação do sistema auditivo periférico e central de crianças com histórico de otite média submetidas à miringotomia com colocação de tubo de ventilação

Processo: 14/04039-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2015 - 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Maria Francisca Colella dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Milaine Dominici Sanfins
Bolsa(s) vinculada(s):16/04142-2 - Treinamento auditivo formal em crianças com otite média submetidas a miringotomia com colocação de tubo de ventilação, BP.TT
15/02151-1 - Capacitação técnica de graduados em fonoaudiologia em treinamento auditivo em crianças com otite média submetidas à miringotomia com colocação de tubo de ventilação, BP.TT
Assunto(s):Audiologia  Audição  Otite média  Testes auditivos 

Resumo

Introdução: A integridade anátomo fisiológica do sistema auditivo, em suas porções periférica e central, constitui um pré-requisito para o desenvolvimento adequado da função auditiva. O Sistema Nervoso Auditivo Central-SNAC pode ser prejudicado por diversas intercorrências, entre elas a otite média (OM). Esta doença é muito comum em crianças. Objetivo: Estudar o sistema auditivo periférico e central por meio de respostas comportamentais, eletroacústicas e eletrofisiológicas para estímulos verbais e não verbais, nas condições de pré e pós-treinamento auditivo, em crianças com histórico de OM submetidas à miringotomia com colocação de tubo de ventilação (MTV) unilateral e bilateral, nos primeiros seis anos de vida. Métodos: Serão avaliadas 110 crianças com idades entre oito e 16 anos, que serão reunidas em três grupos: Grupo 1 (G1) constituído por 40 crianças com histórico de OM submetidas à MTV bilateral, Grupo 2(G2) formado por 30 crianças com histórico de OM submetidas à MTV unilateral e Grupo 3(G3) constituído por 40 crianças sem histórico de OM e com desenvolvimento típico. Serão utilizados para avaliação do sistema auditivo procedimentos comportamentais com sons verbais e não verbais, eletroacústicos e eletrofisiológicos de curta e longa latência com estímulos verbais e não verbais. Após avaliação auditiva, as crianças do G1 e G2 serão reunidas em três subgrupos, aleatoriamente, de acordo com o procedimento aplicado:treinamento auditivo formal, treinamento placebo (visual) ou nenhum treinamento. O treinamento auditivo aplicado será do tipo formal em cabina acústica. O treinamento placebo envolverá tarefas de percepção visual. Todas as crianças serão reavaliadas após as 8 sessões de treinamento, independente do procedimento realizado.Acredita-se que as crianças com histórico de OM apresentarão os testes comportamentais e eletrofisiológicos alterados diante do prejuízo de percepção dos sons no SNAC e que após o treinamento auditivo ocorrerão melhora nos resultados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLELLA-SANTOS, MARIA FRANCISCA; DONADON, CAROLINE; SANFINS, MILAINE DOMINICI; BORGES, LETICIA REIS. Otitis Media: Long-Term Effect on Central Auditory Nervous System. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2019. Citações Web of Science: 0.

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