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Narratividade e senso comum: nas rimas dos versos de cordel

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Moraes D'Olivo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Suzy Maria Lagazzi; Mónica Zoppi Fontana; Vanise Gomes de Medeiros; Eliana de Almeida; Silvia Regina Nunes
Orientador: Suzy Maria Lagazzi
Resumo

Como se dá o funcionamento do efeito do senso comum nos cordéis que narram fatos que impactaram a grande mídia? Esta é a pergunta que orienta as reflexões e análises desta tese. Para respondê-la, foi necessário traçar um percurso que me permitisse entender a discursividade do senso comum no modo como o cordel, em sua materialidade, produz sentidos, ou seja, compreender o senso comum como efeito de sentido resultante do funcionamento da ideologia. Nesse percurso, foi importante a noção de narratividade (MARIANI, 1996), concebida como um processo simbólico que mobiliza a memória discursiva. O corpus deste trabalho é composto pelos cordéis Dilma Rousseff já é presidenta da nação e A invasão do Alemão, os quais foram escolhidos porque apresentam questões que marcam o social no que diz respeito à política e à violência. A partir da análise desses folhetos, compreendi que o senso comum, enquanto efeito de sustentação, tal como definido por Pêcheux (1975) funciona no modo da implicatura, o que marca a argumentação e a progressão narrativa configuradas nos folhetos, com um efeito de assertividade e de constatação. O efeito do senso comum produz um imaginário de generalização, apagando o confronto entre as diferentes formações discursivas e, consequentemente, silenciando contradições que há no social (AU)

Processo FAPESP: 11/20214-0 - Relação entre mídia impressa e cordel: um lugar para a compreensão do funcionamento do senso comum
Beneficiário:Fernanda Moraes D Olivo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado