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Afetividade e ensino de língua inglesa: um olhar para as práticas pedagógicas

Texto completo
Autor(es):
Isabela Ramalho Orlando
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Sergio Antonio da Silva Leite; Elvira Cristina Martins Tassoni; Claudia Hilsdorf Rocha
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos identificar e analisar práticas pedagógicas de um professor que possam ter contribuído para a aproximação dos estudantes com a língua inglesa, considerando-se que este movimento engloba, simultaneamente, conteúdos afetivos e cognitivos. A pesquisa fundamenta-se em teorias da área da Psicologia, principalmente nas ideias de Vigotski (2007, 2009) e de Wallon (1979,1995). Assume-se que o processo de apropriação do conhecimento pelo estudante envolve não somente aspectos cognitivos, mas também afetivos, sendo estas dimensões indissociáveis. Este processo, em sala de aula, é mediado, principalmente, pelo professor e a qualidade da mediação tem implicações nas relações que se estabelecem entre sujeito e objeto de conhecimento. A pesquisa, de caráter qualitativo com características etnográficas, foi realizada em um centro de línguas de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada por meio de sessões de observação e videogravação das aulas, acompanhadas de minientrevistas com os alunos e de anotações em diário de campo. Além disso, foi realizada uma entrevista com a professora, a fim de conhecer sua trajetória acadêmica e profissional e suas concepções acerca da educação. A análise de dados agrupou as diferentes atividades de ensino propostas pela professora. Desta forma, os resultados descrevem, em detalhes, estas atividades de ensino, relatando como elas eram conduzidas pela professora, bem como as formas de participação dos estudantes. Além disto, são apresentadas as percepções dos estudantes sobre as atividades, obtidas por meio das minientrevistas. Os resultados indicam a ampla variedade de atividades propostas pela professora como traço marcante de sua prática pedagógica, sendo que esta característica possibilitou que os estudantes, mesmo que tivessem diferentes necessidades e expectativas, se engajassem com o curso. A discussão dos resultados aponta também as implicações das relações que constituem a sala de aula: professora-estudantes; estudantes-estudantes; professora-língua inglesa. Tais relações determinam a qualidade das relações que os estudantes estabelecerão com o objeto de conhecimento, no caso, a língua inglesa. Tomando-se a mediação como pressuposto teórico, a pesquisa dá indícios sobre como a relação sujeito-objeto é mediada, indicando a diversidade dessas formas de mediação na sala de aula observada, reafirmando-se a importância deste processo para construção das relações entre sujeito e objeto-as quais envolvem afeto e cognição simultaneamente (AU)

Processo FAPESP: 17/00588-9 - Afetividade e ensino de língua inglesa
Beneficiário:Isabela Ramalho Orlando
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado