Intermitências do humor: uma análise da produção do chargista Belmonte nos jornais...
O cinema entre mundos em oposicao: analise de filmes de jean rouch.
Calma, garota, foi só uma piadinha: estereótipos sobre a mulher nas comédias a mul...
![]() | |
Autor(es): |
Paula Gomes
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2019-03-15 |
Membros da banca: |
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia;
Arthur Autran Franco de Sá Neto;
Flávia Cesarino Costa;
Mariana Duccini Junqueira da Silva;
Marcius Freire
|
Orientador: | Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia |
Resumo | |
Essa pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S.A (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao Sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso,2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 20016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas ou sarcásticas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. As principais questões que serão abordadas são: como se estruturam essas estratégias discursivas que divergem da tradição dos "discursos de sobriedade"; quais as especificidades do contrato estabelecidos entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e/ou sarcásticos e as quais as motivações e consequências da utilização do humor para debater temas sociais (AU) | |
Processo FAPESP: | 15/02122-1 - O humor no documentário brasileiro contemporâneo |
Beneficiário: | Paula Gomes |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |