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Na encruzilhada entre a vida e a arte: um estudo de The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde, e Esther Waters, de George Moore

Texto completo
Autor(es):
Thaís Marques Soranzo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Jefferson Cano; Fábio Akcelrud Durão; Leonardo Pinto Mendes
Orientador: Jefferson Cano
Resumo

Esta dissertação de mestrado é um estudo de The Picture of Dorian Gray (1891), de Oscar Wilde, e Esther Waters (1894), de George Moore. Ao atuarem como romancistas num período de grande efervescência cultural na Inglaterra, os dois autores estavam engajados na discussão sobre a representação do objeto literário, denominada como a "controvérsia da arte versus vida". Embora esse debate possa ser compreendido como um problema estético, propõe-se nesta pesquisa que a encruzilhada entre a vida e a arte também se apresenta como um problema moral. Para averiguar tal hipótese, este trabalho visa inicialmente examinar os projetos do naturalismo e do esteticismo, aos quais George Moore e Oscar Wilde, respectivamente, aderiram em um primeiro momento. A despeito de suas divergências, ambas as estéticas foram interpretadas pela moralidade vitoriana como um instrumento de corrupção dos leitores. A partir da reconstituição desse debate histórico, The Picture of Dorian Gray e Esther Waters são analisados à luz das questões de seu tempo, no qual se mostram representativos do impasse moral e estético imposto pelo conflito entre a vida e a arte (AU)

Processo FAPESP: 18/13313-0 - Na encruzilhada entre a vida e a arte: um estudo dos romances The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde e Esther Waters, de George Moore
Beneficiário:Thaís Marques Soranzo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado