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Declínio cognitivo subjetivo em pacientes idosos: revisão integrativa de estudos qualitativos

Texto completo
Autor(es):
Aldair Weber
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
André Fattori; Paulo Dalgalarrondo; Ricardo Riyoiti Uchida
Orientador: André Fattori
Resumo

Introdução: Compreender a percepção subjetiva de sinais iniciais do processo de envelhecimento, como a perda de memória, deve apoiar o cuidado em saúde. Objetivos: conduzir uma revisão integrativa de artigos originais com abordagem qualitativa sobre a queixa subjetiva de perda de memória. Objetivo: Sintetizar evidências qualitativas sobre como idosos processam e experimentam o processo de perda de memória através de artigo científico utilizando metodologia de revisão integrativa. Método: Foi construída uma estratégia de busca ampla com termos livre e indexados. O levantamento da literatura foi realizado em doze bases de dados e também na literatura cinzenta (teses, revistas, dissertações). Trata-se de uma revisão integrativa de estudos primários qualitativos, cuja etapa de busca em base de dados inclui PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Medline, Embase, Cochrane Library, ProQuest Central, Bireme/BVS, Scielo, AgeLine, PsycInfo, APA, Psicodoc, CRD York and Clinical Trials além de Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Open Thesis como literatura cinzenta. Os critérios de inclusão estabelecidos foram a apresentação no título ou resumo de um dos termos utilizados na busca, ser um artigo original ou de revisão sistemática e descrever na metodologia a abordagem qualitativa utilizada. Resultados: Foram identificados 10083 registros. O rastreamento de duplicação por meio do software EndNote e a verificação manual conduziram ao total de 5187 artigos. O autor principal do trabalho submeteu este total de artigos ao software Rayyan QCR e realizou a seleção final dos artigos originais ou de revisão sistemática através da leitura do título e resumo. Nesta etapa, os trabalhos com as palavras-chave de interesse dos autores, totalizaram 76 artigos que foram subjugados ao instrumento de avaliação da qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs. Após esta etapa, foram incluídos no estudo 10 artigos. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: 1) a procura por assistência e cuidado; 2) dificuldades nas práticas rotineiras daqueles que possuem queixa subjetiva de perda de memória e 3) dificuldades psicológicas e mecanismos de enfrentamento. Conclusão: a utilização da ferramenta de revisão integrativa para explorar este objeto de pesquisa, permitiu buscar vários dados e refiná-los posteriormente. A partir do material encontrado, foi possível identificar a queixa subjetiva de perda de memória como algo associado a sintomas neuropsiquiátricos como ansiedade e depressão ou como um sinal de que este individuo será diagnosticado com um processo demencial. É reconhecida a importâncias de buscar ajuda formal, de existirem espaços de cuidado e um anova reorganização de práticas cotidianas diante do esquecimento (AU)

Processo FAPESP: 18/03459-8 - Relatos de professores com queixas subjetivas de Declínio Cognitivo Leve (DCL) e com exame objetivo normal que buscaram atendimento psiquiátrico em um programa universitário de cuidados com a memória: um estudo clínico-qualitativo
Beneficiário:Aldair Weber
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado