Busca avançada
Ano de início
Entree


A disputa classificatória da periferia ao centro: Lygia Clark e Jesús Rafael Soto na passagem da arte moderna para a arte contemporânea

Texto completo
Autor(es):
Amanda Villar Inocencio Christol
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Mariana Miggiolaro Chaguri; Michel Nicolau Netto; Anderson Ricardo Trevisan
Orientador: Mariana Miggiolaro Chaguri
Resumo

Esta pesquisa tem como proposta analisar as trajetórias e as produções artísticas de Lygia Clark e de Jesús Rafael Soto, buscando investigar especialmente as trajetórias que trilharam no campo artístico das artes plásticas, mapeando suas origens, influências e o contexto social e artístico no qual produziram suas obras. Procura compreender, assim, suas proposições de transformação na forma artística, indagando se tais transformações formais estariam implicadas e seriam constituídas pelo trânsito e pela circulação de tais artistas por tempos e espaços diferentes. Trata-se, então, de investigar as transformações formais realizadas por Clark e Soto à luz de seus condicionamentos sociais e artísticos, relacionando-os com seus respectivos questionamentos e exploração da forma artística. Busca-se, ainda, investigar se tais transformações na forma artística constituiriam, em seus detalhes, uma disputa classificatória no contexto de suas formulações e, simultaneamente, na conformação de um circuito artístico alternativo ao moderno. Para tanto, busca-se reconstruir o contexto artístico do qual tais artistas fizeram parte, concomitantemente, em Paris e Londres entre as décadas de 1960 e 1980, mais especificamente, as instituições nas quais circulavam e a produção crítica referente à suas obras, assim como o grupo social e cultural do qual faziam parte (AU)

Processo FAPESP: 17/03601-6 - A disputa classificatória da periferia ao centro: Lygia Clark e Jesús Rafael Soto na passagem da arte moderna para a arte contemporânea
Beneficiário:Amanda Villar Inocencio Christol
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado