Busca avançada
Ano de início
Entree


O popular na pauta da Academia Brasileira de Música

Texto completo
Autor(es):
Luã Ferreira Leal
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Mariana Miggiolaro Chaguri; Fernanda Arêas Peixoto; Christiano Key Tambascia; Elide Rugai Bastos
Orientador: Mariana Miggiolaro Chaguri
Resumo

Este estudo aborda a inserção da música popular como objeto de reflexões na Academia Brasileira de Música (ABM) e na obra de um de seus membros, o diplomata, musicólogo e historiador Vasco Mariz (1921-2017). Dois pontos de partida, portanto, serão fundamentais para tecer a narrativa da tese: a criação da ABM, formada por compositores e pesquisadores de música em 1945, e o início da carreira de Vasco Mariz como pesquisador da música brasileira no final da década de 1940. Legatário de uma tradição dos estudos sobre música, a vasta obra desse autor forneceu dados para a escrita da história e a preservação da memória da música brasileira. Seus livros explicitam diálogos com predecessores e suscitam questões centrais a respeito da formação do cânone da música brasileira. A análise dos documentos da ABM, por um lado, e a adoção dos textos de Vasco Mariz e dos acadêmicos fundadores como fonte, por outro, permitirão compreender a constituição do panteão cultural a partir dos estudos realizados por autores que buscavam as "origens" e os elementos "populares" da musicalidade nacional. A tese analisa a circulação de ideias e as modalidades de escrita da história da música brasileira a partir da diferenciação das categorias classificatórias música popular e música folclórica nos textos de intelectuais que formularam tipologias da cultura popular (AU)

Processo FAPESP: 15/13892-2 - O "popular" na pauta da Academia Brasileira de Música
Beneficiário:Luã Ferreira Leal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado