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Triagem do processamento auditivo central em escolares on-line: desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental

Texto completo
Autor(es):
Nádia Giulian de Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Francisca Colella Santos; Ana Carolina Coan; Liliane Desgualdo Pereira; Sheila Andreoli Balen; Christiane Marques do Couto
Orientador: Maria Francisca Colella Santos
Resumo

Introdução: A triagem do Processamento auditivo central (PAC) refere-se ao método que irá determinar a necessidade (ou não) de encaminhamento para o diagnóstico. Não existe um método de triagem universalmente aceito e há escassez de ferramentas validadas. Objetivo: Analisar os resultados de um programa on-line de triagem das habilidades auditivas (AudBility), versão direcionada aos escolares entre 6 e 8 anos, considerando a influência de determinantes biológicos, além de validar a ferramenta, por meio da análise de sensibilidade, especificidade e correlação. Método: A primeira etapa consistiu na triagem de 154 escolares por meio de um programa de triagem do PAC denominado AudBility, composto por questionário de autopercepção e tarefas de localização sonora (LS), resolução temporal (RT), ordenação temporal de frequência (OT-F) e duração (OT-D), fechamento auditivo (FA), dicótico de dígitos- integração binaural (DD) e figura-fundo (FF). Na segunda etapa, 112 crianças realizaram avaliação audiológica básica e do PAC. Paralelamente ao início da triagem, os professores preencheram um questionário sobre cada criança para auxiliar na classificação da criança no grupo I (bom desempenho escolar) ou no grupo II (dificuldade escolar). Resultados: Os grupos foram homogêneos quanto ao sexo, idade e histórico de otite. Na análise intragrupo foi identificado no grupo I influência do sexo na tarefa DD à orelha direita, influência da idade em cinco tarefas e da orelha direita nas tarefas DD e OT-F. No grupo II houve influência do sexo na tarefa DD à orelha esquerda, RT e OT-F, influência da idade em quatro tarefas e da orelha direita nas tarefas DD, OT-F e OT-D. Na análise de correlação, considerando crianças do GI com normalidade no diagnóstico do PAC, foi encontrado na idade entre 6 e 7 anos correlação nas tarefas de FA, RT, DD, FF e OT-F. Aos 8 anos houve correlação nas tarefas DD e OT-F. O cálculo da sensibilidade e especificidade de cada tarefa, identificou que na faixa etária entre 6 e 7 os valores de acurácia foram: FA (76,9%); FF (61,6%); DD (78,8% à orelha direita e 84,4% à orelha esquerda no sexo feminino e de 63,2% à orelha esquerda no sexo masculino); RT (77,1%) e OT-F (74,4% à orelha direita e 82,4% à orelha esquerda). Aos 8 anos os valores foram: FF (76,5%); DD (71,7% à orelha esquerda no sexo feminino e de 77% à orelha direita no sexo masculino); RT (56,5%) e OT-F (54,1% à orelha direita e 70% à orelha esquerda). Na análise do questionário de autopercepção na faixa etária de 6 e 7 anos os valores de acurácia foram de 64,8% e aos 8 anos 72,8%. Crianças com perda auditiva neurosensorial tiveram desempenho nulo ou no máximo 20% de acertos na tarefa de figura-fundo. Conclusão: As variáveis idade, sexo e lado da orelha influenciaram os resultados da triagem. Crianças com baixo desempenho escolar tiveram pior desempenho na triagem em comparação com crianças com bom desempenho escolar. A tarefa de figura-fundo foi a mais difícil para crianças com perda auditiva neurosensorial. Houve variações nos valores de sensibilidade e especificidade entre as tarefas auditivas e faixa etárias. Houve correlação entre triagem e diagnóstico em um maior número de tarefas na faixa etária de 6 a 7 anos. Sugere-se como protocolo mínimo as tarefas DD e RT e que aos 8 anos seja incluído o uso do questionário de autopercepção (AU)

Processo FAPESP: 17/03317-6 - Triagem do processamento auditivo central em escolares on line: desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental
Beneficiário:Nádia Giulian de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado