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A arte disputa a Bienal de São Paulo: as condições de produção do gosto artístico dominante

Texto completo
Autor(es):
Juliana Closel Miraldi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Ortiz; Vinicius Pontes Spricigo; Michel Nicolau Netto; Elizabeth Bortolaia Silva; Maria Lucia Bueno Ramos
Orientador: Renato Ortiz
Resumo

Esta pesquisa analisa como se estabelecem as condições de produção das Bienais de São Paulo ao longo de sua história e qual sua configuração contemporânea. Compreendendo-a na qualidade de evento, periódico e constante, observamos que a Bienal aparece como efeito objetivo da disputa de poder entre agentes advindos de diferentes campos sociais e do Estado e produz na ordem do discurso a legitimação daquilo que é selecionado pelos agentes envolvidos na disputa como a boa arte contemporânea em cada momento histórico. A fim de identificar como a Bienal acumula tal poder, articulamos nesta tese a investigação sobre a história da instituição com uma análise do desenvolvimento do campo das artes visuais no país, observando as diferentes posições ocupadas pela arte nacional no cenário global. Com isso, explicitamos as relações de poder e os modos de operação que forjam o gosto artístico dominante como um capital de distinção social e apresentamos a Bienal paulista como seu artífice (AU)

Processo FAPESP: 15/11112-0 - A arte disputa a Bienal de São Paulo: uma análise sobre a dinâmica diferencial dos campos
Beneficiário:Juliana Closel Miraldi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado