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Formulations for the green vehicle routing problem : Formulações para o problema de roteamento de veículos verdes

Texto completo
Autor(es):
Matheus Diógenes Andrade
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Rafael Crivellari Saliba Schouery; Christiano Lyra Filho
Orientador: Fábio Luiz Usberti
Resumo

Este trabalho investiga o Green Vehicle Routing Problem (G-VRP), ou Problema de Roteamento de Veículos Verdes, um problema NP-difícil que generaliza o Vehicle Routing Problem (VRP), ou Problema de Roteamento de Veículos, e integra-o com a logística verde. No G-VRP, veículos elétricos com autonomia limitada podem ser reabastecidos em Alternative Fuel Stations (AFSs), ou Estações de Combustível Alternativo, para continuar visitando clientes. Este problema que foi introduzido por Erdogan and Miller-Hooks [11] e posteriormente abordado por Çagri Koç and Karaoglan [41], e Leggieri and Haouari [19], considera que visitas consecutivas a AFSs não são permitidas, i.e., uma solução não pode ter uma aresta entre dois AFSs. Neste trabalho, duas versões do G-VRP são investigadas, (i) onde visitas consecutivas a AFSs não são permitidas, e (ii) onde visitas consecutivas a AFSs são permitidas, i.e., uma solução pode conter uma aresta entre dois AFSs. Dois novos conjuntos de instâncias de benchmark são propostos. Esta pesquisa propõe propriedades combinatórias, limitantes inferiores, desigualdades válidas, formulações MILP, e condições de preprocessamento que possuem o potencial de fortalecer formulações matemáticas para ambas versões do G-VRP, e consequentemente melhorar suas soluções exatas. Os limitantes inferiores, desigualdades válidas, e condições de preprocessamento propostos aplicados a formulações propostas foram avaliadas com experimentos computacionais extensivos. Os resultados são analisados e discutidos, e conclusões quanto aos benefícios das contribuições são apresentadas (AU)

Processo FAPESP: 18/25950-5 - Um algoritmo para o problema de roteirização de veículos elétricos
Beneficiário:Matheus Diógenes Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado