Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da neutralização de importantes atividades tóxicas induzidas pelos principais peixes peçonhentos brasileiros por um soro poliespecífico produzido em murinos.

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Miriane Bruni Soliani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mônica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira; Francisco Oscar de Siqueira França; Marcelo de Franco
Orientador: Mônica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira
Resumo

No Brasil acidentes por peixes peçonhentos como Thalassophryne nattereri, Cathorops spixii, Scorpaena plumieri e Potamotrygon gr orbygnyi vêm sendo relatados. O quadro clínico é caracterizado por efeitos locais e sistêmicos. Para esses acidentes não existe tratamento adequado e eficiente. A soroterapia é um eficiente tratamento para reverter os efeitos causados por venenos. Diante disso nosso objetivo é a obtenção de um soro poliespecifico através da junção de soros monoespecificos produzidos em camundongos e avaliar a sua capacidade de neutralização das atividades tóxicas induzidas pelos principais peixes peçonhentos brasileiros. As alterações induzidas na microcirculação foram abolidas na pré-incubação e no tratamento imediato, somente dano em fibra muscular induzido pelo C. spixii exigiu soro na proporção 1:2. Obtivemos o controle parcial da nocicepção e edema. O efeito sistêmico foi eficientemente neutralizado. Nossos dados nos permitem sugerir o uso de soro poliespecífico nos envenenamentos causados pelos peixes T. nattereri, S. plumieri, C. spixii e P. gr orbygnyi. (AU)

Processo FAPESP: 05/58101-0 - Avaliacao da neutralizacao de importantes atividades toxicas induzidas pelos principais peixes peconhentos brasileiros por um soro polivalente produzido em murinos.
Beneficiário:Fernanda Miriane Bruni Soliani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado