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Uma psicanálise para a subversão: a produção psicanalítica brasileira e o discurso (sobre o) adolescente em tempos ditatoriais (1964-1985)

Texto completo
Autor(es):
Aline Librelotto Rubin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Belinda Piltcher Haber Mandelbaum; Daniel Kupermann; Tiago Luis Corbisier Matheus; Carmen Lúcia Montechi Valladares de Oliveira; Miriam Debieux Rosa; Gustavo Querodia Tarelow
Orientador: Belinda Piltcher Haber Mandelbaum
Resumo

Com o intuito contribuir com os estudos historiográficos da Psicanálise no Brasil, esta tese analisa o discurso psicanalítico sobre a adolescência e o comportamento juvenil, entendendoo como um importante revelador da relação que a Psicanálise estabeleceu com seu contexto social durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Tomando as publicações psicanalíticas como via de investigação histórica, este trabalho traz um panorama sobre a produção psicanalítica brasileira no período estudado, visando nomear as diferentes filiações institucionais, assim como os diferentes grupos e gerações que disputaram os principais temas emergentes no universo psicanalítico daquele momento. A partir da análise das diversas narrativas presentes na produção psicanalítica selecionada, destacamos os principais articuladores teóricos utilizados para pensar a adolescência e as suas manifestações na sociedade, como a delinquência, o protesto juvenil e o conflito de gerações. Os movimentos de resistência política e cultural da juventude tiveram um papel central na sociedade do período e transformaram-se em foco privilegiado da atenção tanto do Estado, como também dos saberes e práticas psicanalíticas. Buscamos refletir como a Psicanálise, ao se aproximar de um modelo de discurso científico, acaba se transformando em um aparato discursivo que neutraliza duplamente a subversão, a sua própria e também a do discurso adolescente. Por último, demonstramos como o sistema de formação analítica tradicional, valendo-se de semelhante discurso, enquadrou o candidato normal e seu futuro como analista, assim como o fez com a desejada normalidade do jovem na sociedade (AU)

Processo FAPESP: 16/03591-8 - Diálogos entre Psicanálise e Ditadura: Um estudo acerca das publicações psicanalíticas brasileiras em tempos ditatoriais.
Beneficiário:Aline Librelotto Rubin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado