Busca avançada
Ano de início
Entree


Cartografia das áreas verdes urbanas: efetividade e representação da influência no espaço urbano em Paulínia (SP)

Texto completo
Autor(es):
Danubia Caporusso Bargos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Lindon Fonseca Matias; Archimedes Perez Filho; Sueli Angelo Furlan; Maria Isabel Castreghini de Freitas; Charlei Aparecido da Silva
Orientador: Lindon Fonseca Matias
Resumo

As áreas verdes urbanas são consideradas importantes indicadores da qualidade ambiental urbana. Apesar da reconhecida importância destes elementos na manutenção e melhoria da qualidade de vida da população ainda são apontados inúmeros desafios relacionados ao estudo desta temática. O principal objetivo deste trabalho consiste na realização de um estudo da efetividade do uso e da representação das áreas de influência das áreas verdes urbanas na cidade de Paulínia (SP), cujo fruto resultante seja a apresentação de uma forma diferenciada de representação e análise das áreas verdes urbanas. A metodologia aplicada fundamenta-se no emprego das geotecnologias para produção cartográfica e realização de análises qualiquantitativas dos resultados obtidos e mostrou-se adequada para o estudo das áreas de influência das áreas verdes urbanas, uma vez que promoveu uma melhor compreensão do tema e possibilitou a elaboração de uma forma diferenciada de representação das áreas em estudo. Os resultados da pesquisa indicam que o município de Paulínia possui um reduzido número de áreas verdes que se encontram distribuídas heterogeneamente na área urbana municipal. A espacialização das áreas de influência das áreas verdes em termos de acessibilidade, com distâncias de 100, 400, 450, 675 e 800 metros, revelou a carência destas áreas em algumas localidades da cidade e a necessidade de proteção das áreas verdes urbanas, visto à extensão territorial que estas áreas podem beneficiar por meio das suas funções ecológica, estética e de lazer (AU)

Processo FAPESP: 12/20397-0 - Cartografia das Áreas Verdes Urbanas: Estudo da Efetividade do Uso e Representação das Áreas de Influência das Áreas Verdes Urbanas em Paulínia (SP)
Beneficiário:Danúbia Caporusso Bargos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado