Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos de um novo derivado tiazolidínico (GQ-11) no processo de reparo tecidual em modelos de resistência à insulina e isquemia-reperfusão

Texto completo
Autor(es):
Jacqueline Cavalcante Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ)
Data de defesa:
Membros da banca:
Dulcineia Saes Parra Abdalla; Domenico Palombo; Patrizia Perego; Hosana Gomes Rodrigues
Orientador: Dulcineia Saes Parra Abdalla
Resumo

As tiazolidinadionas (TZDs) compreendem uma classe de fármacos hipoglicemiantes que reduzem a resistência à insulina pelos tecidos periféricos. Dados preliminares in vivo obtidos em nosso grupo de pesquisa mostraram que um dos novos derivados tiazolidínicos, GQ-11, além de aumentar a resposta à insulina, pode inibir citocinas pró-inflamatórias, o que a torna uma alternativa terapêutica promissora no reparo tecidual, em especial, nos casos de descompensação metabólica como ocorre na resistência à insulina e na isquemia/reperfusão. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos da GQ-11 nas etapas do processo de reparo tecidual em três modelos: resistência à insulina utilizando camundongos db/db, epiderme humana reconstruída em matriz de colágeno glicado e isquemia/reperfusão induzida por clampeamento da aorta em ratos Wistar. No contexto de resistência à insulina, o tratamento com GQ-11 induziu a expressão de mediadores anti-inflamatórios como IL-10, TGF-β e Arg-1 e diminuiu a expressão de citocinas pró-inflamatórias em lesões de camundongos db/db e em macrófagos, além de aumentar a capacidade de re-epitelização e a deposição de colágeno. Além disso, o tratamento também induziu a proliferação de queratinócitos e a diferenciação de fibroblastos em epiderme humana reconstruída em matriz de colágeno glicado. No modelo de isquemia-reperfusão, o mesmo efeito anti-inflamatório da GQ-11 foi observado ao lado de efeitos anti-oxidantes através da regulação de enzimas como catalase, GPx e diminuição de TBARS. O imageamento dos animais através de tomografia por emissão de pósitrons (PET) demonstrou menor captação de 18F-FDG (18F-fluordesoxiglicose), indicando diminuição do processo inflamatório decorrente da reperfusão pós clampeamento aórtico. Dessa forma, conclui-se que GQ-11, um agonista dual de PPARα/γ, tem efeito anti-inflamatório importante, podendo ser um candidato à fármaco com possível aplicação no reparo tecidual no diabetes e na prevenção da síndrome de isquemia-reperfusão desenvolvida após procedimentos cirúrgicos. (AU)

Processo FAPESP: 16/00233-3 - "Ação de um novo derivado tiazolidínico (GQ-11) no processo de reparo tecidual em modelo experimental de resistência a insulina e cirurgia vascular".
Beneficiário:Jacqueline Cavalcante Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado