Busca avançada
Ano de início
Entree


Mecanismos envolvidos na ação hemorrágica de metaloproteinases de venenos de serpentes.

Texto completo
Autor(es):
Cristiani Baldo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Maria Moura da Silva; Thereza Christina Barja Fidalgo Coelho; Solange Maria de Toledo Serrano; Ana Marisa Chudzinski Tavassi; Telma Maria Tenorio Zorn
Orientador: Ana Maria Moura da Silva
Resumo

Com o objetivo de estudar as diferenças de potencial hemorrágico entre metaloproteinases de venenos de serpentes (SVMPs), compararamos a ação da jararagina, toxina hemorrágica da classe P-III, e da BnP1, SVMP da classe P-I fracamente hemorrágica, quanto à ação em proteínas de matriz extracelular (MEC), células endoteliais e distribuição na MEC e endotélio. Nos ensaios de ligação em fase sólida, apenas a jararagina e a jarararagina-C (domínios tipo disintegrina e rico em cisteínas) se ligaram ao colágeno I e IV. Em HUVECs, a jararagina e BnP1 induziram apoptose, mas em modelo de pele, apenas a jararagina induziu intensa hemorragia, acompanhada de degradação do colágeno fibrilar e colágeno IV na região da hipoderme. A jararagina e jararagina-C localizaram-se na parede dos capilares sangüíneos co-localizando-se como o colágeno IV. Esses resultados sugerem que a ligação ao colágeno é importante para a hemorragia induzida pelas SVMPs da classe P-III, promovendo seu acúmulo nas proximidades dos vasos sanguíneos tornando a catalise dos componentes da MEC mais eficiente. (AU)

Processo FAPESP: 04/13672-8 - Distribuicao tecidual e acao local em tecido endotelial e muscular da jararagina e neuwiedase, representantes das classes pi e piii.
Beneficiário:Cristiani Baldo da Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado