Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da viabilidade de aplicação do polímero piezelétrico fluoreto de polivinilideno (PVDF) entre osso cortical e placa de osteossíntese para estimulação de crescimento ósseo.

Texto completo
Autor(es):
André Luís Paschoal
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lauralice de Campos Franceschini Canale; Aron Jose Pazin de Andrade; Vanderlei Salvador Bagnato; Alberto Cliquet Junior; Jose Baptista Portugal Paulin
Orientador: Lauralice de Campos Franceschini Canale
Resumo

O uso de biomateriais para acelerar reparos de fraturas ósseas tem aumentado nos últimos anos. Neste estudo, as propriedades piezelétricas do fluoreto de polivinilideno foram utilizadas com a finalidade de mimetizar os potenciais bioelétricos associados à deformação óssea, que são diminuídos quando ocorre fratura óssea. Estudos histomorfométricos foram efetuados para verificar a influência do polímero. Testes de biocompatibilidade e de esterilização permitiram avaliar os riscos da utilização do polímero como material de implante. O polímero piezelétrico associado à placa de osteossíntese resultou em uma maior quantidade de matriz óssea mineralizada na lesão quando comparado ao implante da placa sem o polímero. (AU)

Processo FAPESP: 98/12647-7 - Estudo da utilização de polímeros piezelétricos em materiais para implantes ortopédicos
Beneficiário:André Luís Paschoal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado