Busca avançada
Ano de início
Entree


Expressão de receptores de angiotensina II em um modelo de restrição protéica gestacional: efeitos no consumo de água, pressão arterial e função arterial

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Cardoso de Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Antonio Rocha Gontijo; Julio Sergio Marchini; Laura Sterian Ward; Magda Lahorgue Nunes; Simone Appenzeller
Orientador: Jose Antonio Rocha Gontijo
Resumo

O presente estudo avaliou a repercussão da restrição protéica gestacional sobre os receptores da Angiotensina II (AT1R e AT2R) no sistema nervoso central e seu impacto na programação da hipertensão arterial na vida adulta. Os resultados deste estudo demonstraram que o ambiente intrauterino inadequado, desencadeou nos animais do grupo hipoprotéico (LP), um baixo peso ao nascimento, uma expressão significativamente menor de receptores AT1R no extrato de tecido hipotalâmico aos 12 dias de idade e não significativa na 16a semana de vida quando comparados com os animais do grupo normoprotéico (NP). Inversamente, foi observado uma maior e significativa expressão de receptores AT2R no estrato total de hipotálamo de animais do grupo LP com 12 dias de vida, permanecendo nos animais com 16 semanas de vida, quando comparados ao grupo NP. Adicionalmente, observou-se a redução na resposta dipsogênica frente à administração Intracerebroventricular (i.c.v.) de Angiotensina II (AngII) nos animais LP em comparação com os animais do grupo NP. Estes resultados podem estar relacionados à expressão diminuída de vasopressina (AVP) hipotalâmico, demostrada aqui pela imunohistoquímica, na prole submetida à restrição protéica gestacional. A presente investigação também demonstrou uma menor expressão de receptores mineralocorticóide (MR) e glicocorticóide (GR) associada a uma elevação de propiomelanocortina (POMC) e hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), assim sugerindo uma participação de mineralocorticoides e glicocorticóides como resposta compensatória ao longo da vida para atenuar as alterações na fisiologia renal comprovadas pela queda acentuada na excreção fracional de sódio urinário (FENa+) nos animais do grupo LP sem ocorrer alteração na filtração glomerular estimada pelo clearance de creatinina (CCr). O Clearance de lítio demonstrou que esta excreção urinária aumentada foi devida à perda da capacidade reabsortiva do néfron proximal a despeito do aumento na reabsorção pós-proximal. Estes efeitos foram associados com um significativo aumento na pressão arterial no grupo LP, mas, o mecanismo exato destes fenómenos permanecem desconhecidos (AU)

Processo FAPESP: 07/50072-7 - Estudo da expressao e localizacao hipotalamica e hipofisaria de angiotensina ii e seus receptores at1 e at2 em um modelo de restricao proteica gestacional.
Beneficiário:Marcelo Cardoso de Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado