Busca avançada
Ano de início
Entree


Melhoramento das caracteristicas energeticas de residuos de biomassa atraves da torrefação

Texto completo
Autor(es):
Felix Eliecer Fonseca Felfli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Alberto Luengo; Isaias de Carvalho Macedo; Luís Augusto Barbosa Cortez; Douglas Soares Galvão; Suani Teixeira Coelho
Orientador: Carlos Alberto Luengo
Resumo

No Brasil, a exploração das florestas para:fins energéticos, geralmente, é praticada de forma ineficiente e devastadora, causando sérios danos ambientais e altos custos durante o transporte, manuseio e armazenagem. Neste contexto, o principal objetivo desta pesquisa foi o estudo da torrefação como tratamento alternativo para o aproveitamento eficiente da lenha e dos resíduos de biomassa, contribuindo-se desta forma à diminuição da exploração das florestas nativas, assim como à competitividade da biomassa como energético. Para tanto, desenvolveu-se uma unidade de torrefação em nível de bancada, onde foram realizados testes de torrefação com briquetes de resíduos de cedrinho. A eficiência energética da instalação comportou-se em tomo de 80 %, com rendimentos de conversão na faixa de 40 a 94 % em função dos parâmetros de operação. Os briquetes apresentaram carateristicas favoráveis para aplicações energéticas, destacando-se os altos rendimentos energéticos (de 50 a 96 %), a baixa umidade de equilíbrio, o caráter hidrófobo, assim com reportou-se um incremento do poder calorífico cerca de 15 %. Estas caraterísticas junto ao alto grau de padronização tomam a torrefação um tratamento eficiente para o aproveitamento energético da biomassa. Foi realizado um estudo onde foram identificados os principais mercados para a biomassa torrada, assim como as potencialidades e viabilidade econômica do processo. Também, como contribuição teórica, foi proposto um modelo matemático que contribuiu à compreensão do fenômeno de torrefação da biomassa, permitindo ter critérios para o projeto e diagnóstico dos parâmetros de torrefação (AU)

Processo FAPESP: 96/02661-7 - Melhoramento das caracteristicas energeticas de residuos agroflorestais atraves de torrefacao.
Beneficiário:Felix Eliecer Fonseca Felfli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado