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A reinvenção do folclore boliviano em São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Willians de Jesus Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Rosana Aparecida Baeninger; Pedro Peixoto Ferreira; Paulo Eduardo Teixeira
Orientador: Rosana Aparecida Baeninger
Resumo

Esta dissertação busca compreender a reconstrução de identidade sociocultural (SILVA, 2007) e de [re] invenção de tradições (HOBSBAWN, [1984];1999) no convívio entre gerações de imigrantes entre espaços sociais sob o contexto da visibilidade (JARDIM, 2013) da imigração em seus aspectos políticos e culturais. Neste sentido, procuramos dar vez para a fraternidade folclórica Caporales San Simón SP-Brasil destacando suas gestualidades, os seus trajes e festividades denominadas pelos imigrantes de folclore. Objetiva compreender a identidade sociocultural e o vínculo social entre gerações imigrantes em São Paulo. Em nossa hipótese a Fraternidade Folclórica Caporales San Simón exerce agencia (ORTNER, 2007) durante o Ciclo de Festas (SILVA, 2003), danças e os trajes entre a Bolívia e São Paulo, conformando no território circulatório (TARRIUS, 2000, p. 41) a presença de símbolos que também circulam. Com estes sinais diacríticos (CUNHA, 1986) - ou seja, a tradição [re] inventada (HOBSBAWN, [1984]1999)¿ esses/essas bolivianos/bolivianas e seus descendentes (re) constroem a identidade sociocultural (SILVA, 2007) na sociedade de imigração, fortalecendo sua unidade e prática sociais. Este estudo investiga a partir do método reflexivo (FONSECA, 2008), a dança desta fraternidade folclórica, focalizando os usos do folclore e suas relações com o conjunto das relações sociais entre gerações dos imigrantes e destes com os brasileiros no contexto da imigração (MITCHELL, 2010). Através da escrita, da fotografia e do gravador buscamos mapear as diversas narrativas acerca do que é a fraternidade e a dança folclórica caporal para seus integrantes. Neste contexto os (as) fraternos (as) são vistos como protagonistas e atores de seu processo migratório revelado na experiência de construção de vínculo social entre gerações que ocorre entre destino e origem desta imigração boliviana (AU)

Processo FAPESP: 13/19121-2 - A reinvenção do folclore boliviano em São Paulo
Beneficiário:Willians de Jesus dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado