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Desempenho global e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista usuárias de Implante Coclear

Texto completo
Autor(es):
Emille Mayara Scarabello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Bauru.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Adriane Lima Mortari Moret; Eliene Silva Araujo; Mariane Perin da Silva Comerlatto; Dionisia Aparecida Cusin Lamonica
Orientador: Adriane Lima Mortari Moret
Resumo

O conhecimento das habilidades da criança usuária de implante coclear com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista de maneira abrangente poderá favorecer uma melhor precisão da avaliação clínica quanto ao desenvolvimento da linguagem oral. E ainda, poderá identificar aspectos clínicos na criança que necessitam de intervenção específica, e, consequentemente, direcionar o trabalho terapêutico de acordo com as necessidades da criança e da família. Diante do exposto, este estudo propõe caracterizar o desenvolvimento global e as habilidades funcionais de crianças usuárias de implante coclear com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e comparar às crianças usuárias de implante coclear sem outras deficiências associadas, por meio de instrumentos padronizados, buscando somar aos estudos já existentes na área. Trata-se de um estudo prospectivo transversal realizado na Seção de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Os seguintes instrumentos foram utilizados: Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática ABFW, Test de Vocabulário de Imágenes Peabody: adaptación hispano-americana, Inventario do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthur, Observação do Comportamento Comunicativo, Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, Denver Development Screening Test II e Childhood Autism Rating Scale. Este estudo permite concluir que o desempenho das crianças usuárias de implante coclear com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista quanto à linguagem oral receptiva e expressiva, às habilidades comunicativas, o comportamento comunicativo, o desenvolvimento global e às habilidades funcionais encontraram-se abaixo do esperado quando considerados os parâmetros disponíveis nos instrumentos utilizados, mas permitem observar discreta evolução. Os resultados obtidos pelo grupo de crianças com implante e Transtorno do Espectro Autista foram, em sua maioria, significantemente piores quando comparados aos resultados das crianças usuárias de implante sem outras deficiências associadas. (AU)

Processo FAPESP: 18/21349-5 - Desempenho global e funcional de crianças com Transtorno do Espectro Autista usuárias de implante coclear
Beneficiário:Emille Mayara Scarabello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado